Política social no brasil e serviço social

Páginas: 11 (2604 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL



















SUMÁRIO:

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 03

2. DESENVOLVIMENTO .......................................................................................... 04

3 CONCLUSÃO....................................................................................................... 10

4. REFERÊNCIAS .................................................................................................... 12




















1. INTRODUÇAO:

Neste trabalho será apresentado como se processou a construção das políticas sociais no Brasil, buscando através da percepção histórica e da reflexão crítica sobreos acontecimentos, os fatos históricos, compreender as forças dominantes responsáveis pelo tratamento, intervenção e construção das referidas políticas sociais.
Veremos que o processo de busca, de mudança, contínua, assim como a vida, a sociedade, está em constante mudança é assim também que deve ser a gênese de uma profissão, mutável na conquista de meios e métodos de captar a realidade em quevive, entretanto, buscando sempre o objetivo, este sim imutável, de construir uma sociedade mais justa.
Tendo a intenção de apresentar o surgimento da Política Social que surge a partir do capitalismo e foi construída por meio das mobilizações advindas das revoluções industriais, e foi entendida como estratégia de intervenção do governo, mostrando vários marcos que se referem às políticassócias e aos direitos sociais, o processo histórico da ética percorrida pelo serviço social no Brasil e o processo teórico e metodológico percorrido pelos profissionais do serviço social após a década de 1980.
Refletiremos nos pontos mais relevantes do processo de construção das Políticas Sociais brasileira, sua formação, atuação das instituições e dos profissionais, as formas de intervenção e daética profissional.











2. DESENVOLVIMENTO:

A Política Social no Brasil aconteceu de forma gradual e diferenciada entre os diversos países, teve sua origem no capitalismo, é destinada a classe trabalhadora na luta pelos direitos de proteção social, para que pudessem se manter e manter suas famílias quando não tivessem condições de trabalhar e receber salários, proteção esta queinclui pensão por morte, atendimento a saúde e aposentadoria, é advinda das revoluções industriais no século XIX. Encontra-se controlada pelo Estado e mantém subordinada a política econômica. Foi entendida como estratégia de intervenção do governo nas relações sociais, e relacionada a um processo de mediação, como estratégia estatal entre interesses de conflito. Essa luta dos trabalhadores impõe aocapitalista o reconhecimento de direitos sociais e trabalhistas que buscam reduzir a exploração a que era submetida à classe trabalhadora.
Apesar de sua origem de defesa dos direitos dos trabalhadores, origem esta calcada na luta dos trabalhadores, a Política social atende os interesses capitalistas, a transformar os direitos dos trabalhadores em capital privado lucrativo e em ultima instanciaatende aos interesses dos capitalistas.
A questão social surgiu no bojo do processo de industrialização estando associado às reivindicações da classe trabalhadora por algum tipo de proteção social, dada à consciência da miséria a que estava submetida. A mesma encontra-se na base dos movimentos sociais, como produto e condição de ordem burguesa, isto é, na sociedade de classes, sendo a expressão daslutas dos trabalhadores urbanos e rurais pela apropriação da riqueza socialmente produzida, articulando as demandas ao Estado e patrono que, no enfrentamento da questão social, formulam as políticas sociais.
A intervenção do Estado conhecida como medida de Políticas Sociais consistia na implantação da assistência social, de prestação de serviços sociais, que contemplavam uma diversidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!