Política social no brasil e serviço social

Páginas: 13 (3117 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3CONCLUSÃO.........................................................................................................12

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14


1. Introdução

Compreender o processo de construção das políticas sociais no Brasil, assim como as formas de intervenções utilizadas pelo Estado ao longo desse processo, além da evolução social e histórica da formulação doscódigos de ética da profissão do serviço social é importantíssimo para a formação do Assistente Social.
Vamos entender o que é política social, como, onde e por que ela surgiu, quais as mudanças que perpassam e pra que ela serve e principalmente refletir sobre a necessidade do profissional do serviço social em administrar tais políticas. Buscamos expor as conquistas dos direitos sociaisatravés das políticas sócias, em momentos históricos distintos, em especial no governo Getúlio Vargas, com o populismo, o governo militar, onde a ausência da democracia e no período pós Constituição Federal de 1988.
Essa temática sobre políticas sociais é de fundamental importância para nós, enquanto estudantes do curso de serviço social, pois o objeto de trabalho profissional da assistência social éa intermediação das ações do Estado, nas três esferas (municipal, estadual e federal), com o capital (empresários) e a sociedade.
Para tal estudo contemplaremos as noções básicas de moral e ética, onde aprofundaremos o estudo sobre a formulação e/ou revisão dos códigos de ética nos diferentes momentos da história no Brasil, especificando os códigos de 1947, 1965, 1975 e 1993. Contextualizandocada momento e refletindo sobre o comportamento ético e ações na relação de trabalho do assistente social com a sociedade e o Estado. Buscamos entender e refletir sobre o projeto ético-político do serviço social, assim como o amadurecimento teórico da ética do profissional, apresentando os princípios fundamentais da pratica do serviço social no Brasil.
Consideramos a grande importância daConstituição Federal de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. Destacamos a garantia institucional das políticas sociais, onde através de um regime democrático, com participação popular ativa é estabelecido o sistema de seguridade social brasileira, composta pelo tripé da saúde, previdência e assistência.
Concluiremos nosso trabalho analisando e refletindo sobre os desafios impostos aoprofissional do serviço social contemporâneo diante das impactantes transformações políticas e econômicas, dificultando assim, o objetivo maior da profissão que prioriza a emancipação do ser e não os interesses do mercado. É nesse contexto de globalização, onde o neoliberalismo opera que encontramos o serviço social se comprometendo com a massa trabalhadora, em uma luta constante na garantia dosdireitos sociais já institucionalizados, para tanto a importância do projeto profissional ético-político voltado à defesa e à efetivação da prática das políticas sociais na sociedade brasileira.





























2. Desenvolvimento

A questão social surge no Brasil com o desenvolvimento do capitalismo, ou seja, com a industrialização, onde surgem duas novasclasses, os operários e os empresários, cujos conflitos de interesses dessas duas classes passam a se denominar questão social, daí nasce à política social.
Desta forma, as políticas sociais surgem como um mecanismo de intervenção do Estado nas relações sociais de conflito, entre operários e patrões, objetivando mediar esses conflitos com ações efetivas que atendessem tanto as exigências dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!