Política social no brasil e serviço social

Páginas: 10 (2421 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2012
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

MARLÚCIA DO CARMO RAMOS

POLÍTICA SOCIAl no brasil
e
serviço social

JI-PARANÁ
2012

marlúcia do carmo ramos

POLÍTICA SOCIAl no brasil
e
serviço social

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Interdisciplinar.

Professores: Maria Lucimar Pereira,Paulo Aragão, Amanda Bozza, Clarice da Luz Kernkamp

Ji-paraná
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 9

4 REFERÊNCIAS 10


INTRODUÇÃO
Este trabalho objetiva o resgate dos aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil, tratando dos processos determinantes que incidem na atuação profissional do Serviço Social.
Aborda apolítica social no contexto do capitalismo. Relata aspectos relevantes da história do nosso país. Tendo a finalidade de fazer compreender os fatores históricos, sociais e econômicos que contribuíram para que fosse construído o caminho da realização de uma política social de assistência social em nosso país.
Para uma compreensão satisfatória, faz se necessário retroceder na história, em seucontexto, traçando um emaranhado de informações desde os primórdios do capitalismo. Buscar compreender os elementos centrais que contribuíram para que a assistência social alcançasse o status de política social, de direito do cidadão e dever do Estado e os movimentos de mudanças, tensões e propostas decorrentes.

DESENVOLVIMENTO
A Constituição Federal é um marco fundamental do processo de políticas deassistência social porque reconhece a mesma como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas deassistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil, devemos estudar o contexto da época em que foi criada no País, adécada de 30 do século passado, considerando-se como eixo central da análise a questão social em seus aspectos econômicos, políticos e sociais.
No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de polícia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza eratratada como disfunção individual.
As manifestações ocorridas no período de 1930 a 1964 ficaram conhecidas como populismo e elas reivindicavam a reforma de base e melhores condições de vida para a classe trabalhadora do campo e da cidade.
Antes de 1964, com alguns setores sindicais e a esquerda tradicional, o Estado passou a intervir na relação capital e trabalho, de maneira fragmentada eseletiva, deixando de fora os trabalhadores rurais e os do setor informal.
A partir de 1964, ocorreu uma significativa mudança na relação das forças presentes no cenário político. Com o golpe de Estado, os governantes eleitos e reconhecidos, são sumariamente retirados do cenário político pela força militar, rompendo-se as regras do jogo político na escolha dos dirigentes. Os militares passam a controlaras decisões econômicas, ocupando postos-chave da administração. (SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE, 1996, P.32).
A história revela que a ação recíproca entre os homens, embora tenha gerado o progresso econômico-social e toda uma cultura humana, produziu também a alienação, a dominação do homem sobre os outros homens e as desigualdades sociais. Essas desigualdades sociais se tornaram cruciais nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no Brasil e o serviço social
  • Politica social no brasil e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!