Política, Nação, Estado, Tipos de Dominação, Regimes de Governo, Formas de Governo

Páginas: 8 (1966 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014
Política
- Em seu sentido mais amplo, a política confunde-se com o social. A política é inerente à vida social. Política é o processo pelo qual as relações de autoridade são estabelecidas. Política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquiloque diz respeito ao espaço público.


Poder
- Probabilidade de se impor ima vontade mediante recursos de coerção. É o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, exercer sua autoridade, soberania, ou a posse do domínio, da influência ou da força.
Dominação
- Constitui-se na probabilidade de um indivíduo ter suas ordens obedecidas. Isto é, não basta que um indivíduoqueira dominar o outro, este outro precisa estar disposto, precisa querer obedecer. Desse modo, a dominação depende das duas partes: daquela que domina e daquela que se deixa dominar. Aqueles que obedecem, reconhecem as ordens que lhes são dadas.
- Diferença entre poder e dominação: no poder, o comando não é necessariamente legítimo, nem a obediência forçosamente um dever; a dominação envolvelegitimidade, ou seja, as relações de autoridade se estabelecem em decorrência de uma subordinação espontânea, consentida.
- Tipos de dominação:
Dominação Carismática: a fonte de legitimidade é o carisma: qualidades excepcionais, extraordinárias imputadas a um líder. A autoridade é puramente pessoal; só pessoas podem ter carisma, e ele é, via de regra, intransferível. O líder é a única fontelegisladora, o que confere a dominação carismática um caráter geralmente autoritário. Possui, relativamente, curta duração, pois depende, para sua manutenção, da presença física do líder, do contato direto dele com seus seguidores. Quando o líder morre, a tendência é a dissolução do sistema, a não ser que um novo líder carismático assuma o controle ou que o sistema assuma outra forma. Exs: profetasreligiosos, heróis militares, lideranças demagógicas.
Dominação Tradicional: autoridade constituída com base na tradição criada em torno de uma posição de status no interior do ordenamento social. O que conta é a posição do indivíduo e não o indivíduo que a ocupa. Autoridade do líder limitada exclusivamente pela tradição e costumes. Subdivide-se em: a patriarcal – quando o líder exerce diretamentesua autoridade-, a patrimonial – quando o líder conta com um grupo de servidores ou funcionários - e a estamental – quando a autoridade é exercida por um grupo detentor de privilégios adquiridos que os diferencia dos demais membros da coletividade. Exs: Papa, pais de família, os reis.
Dominação Racional Legal: a fonte de legitimidade é a lei, entendida como regras formais: estatutos, regimentos,constituição. Não interessa a pessoa, mas o cargo que ela ocupa dentro de uma hierarquia formalmente instituída. Autoridade limitada às atribuições do cargo definidas pelas leis ou regras formais da organização. Exs: o Estado moderno, empresas, partido e sindicatos.
Estado
É uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada. Conjunto dasinstituições (governo, forças armadas, funcionalismo público) que controlam e administram uma nação. País soberano, com estrutura própria e politicamente organizado. É organizado politicamente, socialmente e juridicamente, ocupando um território definido e onde normalmente a lei máxima é uma constituição escrita, e dirigida por um governo que possui soberania reconhecida tanto interna como externamente. OEstado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o monopólio dos meios de coerção (segurança e justiça). O Estado é uma organização; possui caráter de continuidade e permanência, requer determinado grau de complexidade.
Governo
É um grupo de pessoas responsável pela administração pública. É a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formas e regimes de governo formas e regimes de governo formas e regimes de governo
  • Regimes de Governo, Formas de Governo e Sistemas de Governo
  • estado nação e governo
  • Formas e Regimes de Governo
  • Regimes Politicos e Formas de Governo
  • Formas de Estado, Formas de Governo e Sistema de Governo.
  • Formas de Estado; formas de governo; sistemas de governo
  • Formas e regime de governo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!