Política monetária

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2012
Política Monetária
A Política Monetária tem grande influência na economia de um país, é a atuação de autoridades sobre a quantidade de moedas em circulação, de crédito e taxas de juros, ou seja, elacontrola os gastos na economia nacional, principalmente na renda familiar e nos empreendimentos.
Notícia
Ao analisar a economia brasileira, o Fundo Monetário Internacional considerou que a taxa dejuro, muito elevada em nosso país, está contribuindo para aumentar o déficit público em razão do custo da dívida pública mobiliária.
E, de fato, os títulos da dívida mobiliária prefixados pagam ataxa Selic, hoje em 10,75%, com uma inflação em torno de 5%, fato que deve levar o próximo governo a rever a política monetária, excessivamente ortodoxa, segundo alguns observadores.
Entre os fatoresque prejudicariam a capacidade de concorrência dos bens produzidos no Brasil, assinala-se a elevada taxa de juros reais, que se acrescenta a uma carga fiscal das mais pesadas.
Trata-se de um problemaque o futuro governo terá de enfrentar, embora se reconheça que a política austera do Banco Central teve papel determinante no fato de que o Brasil foi um dos países que menos sofreram com a crisemundial.
A impressão que se tem é de que as autoridades monetárias sofrem com a herança que a hiperinflação deixou no Brasil, embora naquele período a economia tivesse uma taxa de juros negativa. Umaoutra justificativa para manter a taxa Selic muito acima da inflação é que também herdamos do período anterior um apego à indexação, que representa um verdadeiro veneno para a nossa economia.
Asautoridades monetárias, ao introduzir a noção de taxa de juro de equilíbrio, abriram as portas para uma revisão da política monetária e para ajudar o governo a apresentar um déficit nominal menor, reduzindoo peso dos juros neste resultado.
No entanto, trata-se de uma revisão que deve ser conduzida com grande cautela em razão das consequências que pode ter sobre a economia. A primeira medida a tomar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica monetaria
  • Politica Monetaria
  • politica monetária
  • Politica monetaria
  • politica monetaria
  • Política Monetária
  • Política monetária
  • Política monetária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!