Política monetária no brasil e a taxa básica de juros

Páginas: 25 (6116 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2012
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA DE MACROECONOMIA

POLÍTICA MONETÁRIA NO BRASIL E A TAXA BÁSICA DE JUROS

JULHO DE 2011
INTRODUÇÃO
Em 20 de julho, data de sua próxima reunião, o Comitê de Política Monetária (COPOM) deverá repetir a última decisão tomada - subir os juros básicos em um quarto de ponto percentual para 12,5% ao ano, uma das taxas mais altas do mundo. Com isso,ampliará a transferência de renda de devedores a credores, agravará a dinâmica fiscal e induzirá a uma valorização maior do real com impactos adversos na indústria nacional. Será uma decisão difícil, mas, se não for tomada, o resultado pode ser ainda pior.
Este ano, as expectativas de inflação e os índices de preços subiram consideravelmente, o IPCA acumulado já está acima do teto por dois mesesconsecutivos, as taxas de juros internas para todos os prazos aumentaram e a potência da política monetária, que já era fraca, diminuiu ainda mais. Agora é necessário elevar a Selic para obter o mesmo impacto no controle da inflação. O Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo e é obrigado a aumenta-la ainda mais. Por que isso acontece?
Sabemos que as altas taxas são geralmentejustificadas como necessárias para permitir o controle da inflação no país. Efetivamente, a manipulação da taxa Selic pelo Banco Central constitui o instrumento principal senão o único na condução da política monetária desde a implantação do regime de metas de inflação em meados de 1999. Entretanto, o fato de que, no caso do Brasil, a vigência de taxas de inflação que numa perspectiva internacionalnão são especialmente reduzidas requeira a manutenção de taxas reais de juros que, nessa mesma perspectiva, são excepcionalmente elevadas, tem provocado recorrentes questionamentos.
Com efeito, após mais de dez anos os resultados alcançados pela política em termos do mix das taxas de inflação e juros vigentes não têm sido particularmente brilhantes. Isso não deve surpreender se considerarmos quemuitos dos estudos realizados para o caso brasileiro que investigam o impacto das mudanças nas taxas de juro sobre os preços tende a mostrar um reduzido e mesmo por vezes contraditório efeito das variações nas taxas de juros sobre a inflação, apontando a ineficácia da política monetária.
Amplamente reconhecida, essa ineficácia é normalmente explicada pelas deficiências e incertezas, especialmenteagudas em países emergentes, envolvidas no funcionamento dos canais por meio dos quais as variações nas taxas básicas de juro afetam os preços – os canais de transmissão. Buscando avaliar o quão ineficaz a política efetivamente tem sido, buscou-se analisar os canais de transmissão mais frequentemente citados na literatura, verificando se as condições necessárias para que eles operem de formaminimamente satisfatória têm estado presentes no Brasil e como isso vem afetando a condução da política monetária no país, que tem como diretriz a sistemática de metas para a inflação.

MECANISMOS DE TRANSMISSÃO MONETÁRIA
A partir de 1999, uma das principais questões que passaram a fazer parte das preocupações de economistas monetários no Brasil diz respeito à condução da política monetária. Antes dejaneiro de 1999, o país utilizava como âncora nominal uma variante do regime de câmbio fixo como forma de disciplinar o comportamento dos preços domésticos. Entretanto, com o retorno de um regime de câmbio flexível, a política monetária deixou de ser determinada pela variação da taxa de câmbio - o que, por consequência, provocou a necessidade de uma nova âncora nominal. O novo regime monetárioescolhido pelo Banco Central foi o uso de metas para a inflação que entrou em vigor a partir de junho de 1999.
O principal instrumento à disposição do Banco Central do Brasil consiste justamente no uso da taxa de juros, uma vez que, por meio dela, é possível afetar o nível de preços e a atividade da economia. A taxa de juros à disposição da autoridade monetária brasileira que serve como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As taxas de juros como instrumento de política monetária
  • Taxa básica de juros SELIC
  • taxa de juros no brasil e taxa selic
  • Taxa natural de juros Brasil
  • Criação da taxa de juros no brasil
  • Taxas de juros no brasil
  • a politica monetaria no brasil e no mundo
  • A política monetária do brasil (2003-2007)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!