Política Externa

Páginas: 8 (1925 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014



Politica Externa:

Propostas dos Candidatos à Presidência do Brasil 2014




Geovana Castro Oliveira RM: 718574
Introdução à Relações Internacionais
Politica Externa:

A política externa é o conjunto de objetivos políticos que um determinado Estado almeja alcançar nas suas relações com os demais países do mundo.
A política externa costuma serplanejada de modo a procurar proteger os interesses nacionais de um país, em especial sua segurança nacional, prosperidade econômica e valores. A consecução de tais objetivos pode ser obtida por meios pacíficos (cooperação internacional) ou violentos (agressão, guerra, exploração). Cabe recordar que o direito internacional, por intermédio da Carta das Nações Unidas, proíbe a agressão armada exceto emcaso de legítima defesa (artigo 2, parágrafos 3 e 4).
Como regra, a política externa é definida pelo Chefe de Governo, com o auxílio do ministro do exterior. Em alguns países, o legislativo desempenha papel de supervisão em assuntos de política externa.
Também a política econômica de um país pode ser considerada como parte da sua política externa, na medida em que, para manter o equilíbriodo Balanço de pagamentos, pode incluir medidas de proteção a determinados setores da economia em relação à concorrência externa, ou incluir medidas de estímulo a relações comerciais com o exterior.
À seguir, veremos as propostas sobre Política Externa de cada candidato a Presidência do Brasil de 2014.






Aécio Neves - PSDB

Aécio afirma que vai conduzir a política externa com base nosprincípios da moderação e da independência e prevalência dos interesses brasileiros e dos objetivos de longo prazo de desenvolvimento nacional. Segundo seu programa, será preciso reavaliar as prioridades estratégicas e dar atenção especial à Ásia, em função de seu peso crescente, e aos Estados Unidos e a outros países desenvolvidos pelo acesso à inovação e tecnologia.

Aécio defende a ampliaçãoda relação com os países em desenvolvimento e uma nova estratégia nas negociações bilaterais que priorizem a integração do Brasil às cadeias produtivas globais. Em seu projeto de governo, Aécio ainda defende a retomada da integração regional, com liberalização comercial e a recuperação de objetivos originais do Mercosul como flexibilizar as regras do bloco para avançar nas negociações com outrospaíses.

Nas organizações internacionais, a promessa é de maior participação brasileira em temas como mudança climática, energia, direitos humanos, comércio exterior, terrorismo, guerra cibernética, e nas questões de paz e segurança, inclusive nas discussões sobre a ampliação do Conselho de Segurança.







Bertolino Ricardo – PEN

O candidato não apresenta propostas sobre políticaexterna.













Dilma Rousseff – PT

Dilma diz que vai priorizar a integração regional envolvendo a América do Sul, América Latina e o Caribe com fomento do comércio e da integração produtiva e ênfase na integração financeira e de suas infraestruturas física e energéticas. A candidata à reeleição promete ainda reforçar ações para o fortalecimento dos blocos regionais Mercosul,Unasul e a Comunidade dos Países da América Latina e Caribe (Celac), sem discriminação de ordem ideológica.
A estratégia, de acordo com o programa apresentado à Justiça Eleitoral, também inclui maior aproximação com a África e com os países asiáticos, além de afinar as relações com os países desenvolvidos como os Estados Unidos, o Japão e nações da União Europeia.
Dilma destaca a defesa pelasreformas dos principais organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, “cuja governança hoje não reflete a atual correlação de forças global”. “A política externa tem sido e continuará sendo mais do que um instrumento de projeção do Brasil no mundo. Trata-se de um elemento fundamental de nosso projeto de nação”, afirma....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política externa
  • Politica externa
  • Politica externa
  • Politica Externa
  • Política externa
  • Politica Externa
  • Politica externa
  • Política Externa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!