POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MATO GROSSO DO SUL/MS E SUA OPERACIONALIZAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: UM JOGO EM MOVIMENTO

Páginas: 53 (13132 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2014
INTRODUÇÃO

Acreditamos que a Educação Física, através do movimento, é uma das responsáveis por formar indivíduos críticos e conscientes, de maneira tal, que esses possam vir a interferir no processo de construção de uma sociedade mais justa e solidária.
E é na escola, por meio dos vários programas pedagógicos, que os alunos têm acesso a grande parte dos conhecimentos sistematizados de nossasociedade, dentre esses, os da Educação Física, desde a educação básica até o ensino médio.
Entender melhor como esse processo de ensino-aprendizagem acontece, privilegiando a análise das diversas políticas pedagógicas e as linhas teóricas da Educação Física que as compõe, no interior das escolas estaduais de MS, foi o que nos motivou a desenvolver nosso trabalho de conclusão de curso (TCC).
Ainserção da Educação Física no processo de educação escolar tem sido definida e redefinida frente às determinações do contexto político, econômico e social de cada época de nossa história, isto implica em superar tradições e subordinações históricas, e desatrelar-se de conteúdos clássicos e ou da desportivação que tem servido para orientar e sistematizar as práticas corporais no interior dasescolas (CAPARROZ, 1997).
Isso faz com que seja de suma importância identificar, analisar e questionar sobre quais são as diversas linhas teóricas existentes no campo da Educação Física e como elas se apresentam na escola.
Atualmente a Educação Física Escolar percorre vários caminhos, dentre eles e talvez o mais presente seja o do tecnicismo, em que o esporte é seu principal conteúdo e cujapreocupação primordial é ensinar e aprimorar capacidades e habilidades físicas, preparando os alunos para serem cada vez mais competitivos, tendo como grande mediador o professor de Educação Física (COLETIVO DE AUTORES, 1992).
Porém outros caminhos, ou melhor, outras linhas teóricas também fazem parte do universo da Educação Física Escolar, dentre essas destacamos as abordagens: Desenvolvimentista,Construtivista, Sistêmica e Critica Superadora que neste trabalho também serão analisadas (DARIDO, 1999, p.28).
Cabe aos profissionais de Educação Física ter o conhecimento destas linhas teóricas, devendo optar por uma delas em seu trabalho diário. Porém, mesmo que estes profissionais não tenham essa clareza, é possível, numa observação de mais longo prazo, identificar pela sua prática diária, com qualdas linhas ele mais se identifica.
As discussões aqui apresentadas são frutos das reflexões e dúvidas que tivemos durante nossas experiências como acadêmicos do curso de Educação Física desta Universidade.
Acreditamos que a pesquisa aqui iniciada ajudará em muito os profissionais da área, tanto aqueles que desenvolvem suas funções no calor das quadras, sem muitas vezes contar com o estímulonecessário para sua constante capacitação, quando para os próprios dirigentes que formulam as políticas mais amplas de Educação Física Escolar de nosso Estado, pois mostrará a importância do conhecimento e a operacionalização das diversas abordagens teóricas.
Também é uma expectativa nossa, que as indagações, reflexões, sugestões e propostas nesta pesquisa contribuam para estimular uma maior criticidadedos futuros professores de Educação Física.
O objetivo da presente pesquisa é analisar e observar as linhas teóricas propostas pela Rede Estadual de Ensino, para o ensino médio no âmbito específico da Educação Física Escolar, e verificar se estas linhas condizem entre si e com a realidade das aulas nas escolas que possuem convênios de estágios com a Universidade Católica Dom Bosco.
Nessapesquisa realizamos um resgate e posterior análise das abordagens teóricas e históricas da Educação Física, para subsidiar a discussão proposta acima, o que foi feito no primeiro capítulo.
Para isso fizemos uma revisão bibliográfica a partir de obras selecionadas no Sistema de Bibliotecas da UCDB e indicadas em nossas orientações. A análise das obras foi feita a partir da leitura interpretativa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política estadual de educação física de mato grosso do sul/ms e sua operacionalização nas escolas públicas...
  • Universidade Estadual De Mato Grosso Do Sul
  • Universidade Estadual Do Mato Grosso Do Sul
  • Universidade Estadual Do Mato Grosso Do Sul
  • Universidade Estadual Do Mato Grosso Do Sul
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UNIDADE UNIVERSITARIA DE CIENCIAS SOCIAIS DE AMAMBAI MS
  • Arquivo público estadual: fonte de informações relativas ao estado de mato grosso do sul
  • O Movimento divisionista do Mato Grosso do Sul

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!