Política de Seguridade Social ATPS

Páginas: 6 (1309 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP


ATPS
Política de Seguridade Social
(Previdência, saúde e Assistência Social)

Curso: Serviço Social
Disciplina: Política de Seguridade Social (Previdência, saúde e Assistência Social)
Tutor a Distância: Laura Santos
Tutor Presencial: Maria Liliane Miranda da Costa



Equipe de Acadêmicos:
Gilson de Souza Almeida – RA:398003
Ângela Santos
Antônia Claudia Coelho de Sousa – RA: 391178
Bárbara
Diolande Barros Rodrigues – RA: 394352
Andreza Sônia Sousa de Almeida – RA: 393060


Fortaleza, 10 de Abril de 2014.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo explicar um pouco o que é a seguridade social e a natureza jurídica das contribuições destinadas a ela, bem como o trabalho doassistente social dentro da previdência social, as emendas constitucionais e as alterações jurídicas que elas propõem e o peso de cada uma delas aos cidadãos trabalhadores. Abordaremos aqui alguns dos direitos que propõe a seguridade social e como funcionam as políticas de previdência social.






Política de seguridade Social.


A Seguridade Social ampliou sua redede proteção ao cidadão, com a Constituição Federal de 1988 (arts. 194 a 204), visando a ampliação e democratização do acesso da população a Previdência Social, Assistência Social e Saúde, envolvendo as iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade, visando o bem-estar e melhoria na qualidade de vida da população.
O financiamento da Seguridade Social e feita de forma direta através de recursosprovenientes dos orçamentos da União, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal e de forma indireta através do recolhimento dos impostos pagos por todo o conjunto social.
Temos uma grande contribuição que poderia ser maior se houvesse a conscientização para que todos os cidadãos inclusive os trabalhadores informais, contribuíssem para este crescimento. Queremos a conscientização do povotrabalhador e dos que gerenciam esta contribuição, pois temos explicita a evasão do dinheiro público através desta instituição, sabe-se através dos veículos de comunicação que estes malfeitores existem inclusive nos alto escalões das hierarquia política.
Precisamos trabalhar a educação e conscientização política nas comunidades, a capacitação profissional do assistente social poderia servir paraesse fim.
Hoje o profissional de Serviço Social é um trabalhador comprometido com a garantia dos direitos dos cidadãos, deixando aquela visão de assistencialismo e tendo o reconhecimento da profissão. A política de seguridade social não contributiva tem garantir atendimento às necessidades básicas por ser um direito dos cidadãos. As ações da política de assistência social foram organizadas parapromover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; a capacidade de proteção da família, a autonomia e o protagonismo dos indivíduos, familiares e comunidades. Isto tudo somado a um pouco mais de autonomia profissional trariam muito mais garantias.
Dentro da Previdência Social, ações são desenvolvidas por assistentes sociais nas seguintes formas:
__ prestando atendimentoindividual e grupal aos usuários, esclarecendo quanto ao acesso aos direitos previdenciários, tais como: benefícios e serviços, condições e documentos necessários para o requerimento e concessão dos benefícios previdenciários e assistenciais, manutenção e possibilidade da perda da qualidade de segurado, entre outros
__ realizando pesquisa social para identificação do perfil e das necessidades dosusuários
__ emitindo parecer social fornecendo elementos para a concessão, manutenção, recurso de benefícios e decisão médico pericial, nos casos de segurados em auxílio-doença previdenciário ou acidentário, cujas situações sociais interfiram na origem, evolução ou agravamento de determinadas doenças
__ assessorando entidades governamentais e não governamentais em assuntos de política, legislação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps de politica e seguridade social
  • Atps Politica De Seguridade Social
  • ATPS Politica De Seguridade Social
  • Atps política e seguridade social
  • atps politica e seguridade social
  • Atps de política de seguridade social
  • ATPS de Política da Seguridade Social
  • Atps de politica de seguridade social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!