Política de Segurança no Trabalho - Petrobrás

Páginas: 11 (2666 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2014


Curso: Técnico em Química
Disciplina: Administração Aplicada
Professor: Daniel Amoglia
Módulo: 1




Política de Segurança no Trabalho

Petrobrás




Anderson Antônio de Oliveira – nº07
Dayanne Sarah Vieira – nº16
Diego Cláudio Tafarel – nº
Elaine – nº
Marcela Vieira Jacinto – nº39
Marina Rodrigues Andrade – nº 41


Betim, 19 de Julho de 2013.

SumárioIntrodução

A política de segurança do trabalho é aplicada e revisada para que consumidores, trabalhadores e comunidade em geral possam prevenir acidentes. Sendo assim será feita uma análise da diminuição dos riscos e o melhor tratamento de acordo com o gerenciamento de segurança da Petrobras.




















Prevenção e Controle de Riscos

APolítica e as Diretrizes Corporativas de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) orientam os projetos e iniciativas desenvolvidos pela Petrobras. Para garantir uma melhora contínua do desempenho, tem como objetivos e metas de SMS são periodicamente revisados. Da mesma forma, avaliam constantemente os possíveis impactos de atividades e identificam os riscos para a força de trabalho, comunidades doentorno, consumidores e para a sociedade em geral, trabalhando para minimizá-los e prevenir a ocorrência de acidentes.
A Petrobras investe fortemente na melhoria da qualidade de vida, da saúde e da segurança de sua força de trabalho. realiza anualmente programas de educação corporativa, com o objetivo de educar, capacitar e comprometer os empregados com ações de prevenção e controle de riscosassociados a acidentes, incidentes, desvios e doenças ocupacionais. tem como um de seus valores corporativos o respeito à vida em todas as suas formas, manifestações e situações e a busca da excelência em questões de SMS. Procuram incorporar esse valor em todas atividades por meio de políticas corporativas e de um conjunto abrangente de diretrizes, padrões, programas e iniciativas.
PERCENTUAL DE TEMPOPERDIDO (PTP)
ANO
2005
2006
2007
2008
2009
PTP
2,48
2,06
2,19
2,31
2,36

Foram registradas, em 2009, sete fatalidades no trabalho com empregados da Petrobras e empregados de empresas prestadoras de serviço. Alcançamos uma importante redução em comparação com 2008. O resultado, no entanto, ainda é insatisfatório. Nosso objetivo é que nenhuma fatalidade ocorra como consequências de nossasoperações.
.

FATALIDADES
ANO
2005
2006
2007
2008
2009
TOTAL
15
9
15
18
7

TAXA DE ACIDENTADOS FATAIS (TAF)*
ANO
2005
2006
2007
2008
2009
TAF
2,81
1,61
2,28
2,4
0,81
* Número de fatalidades por 100 milhões de homens-horas de exposição ao risco
Os acidentes fatais recebem um tratamento diferenciado e rigoroso na Petrobras. Após a comunicação do acidente, os gerentesexecutivos da Área de Negócio onde ocorreu o acidente e do SMS Corporativo têm, no máximo, 24 horas para comparecer ao local do acidente. Além disso, todas as unidades organizacionais que operam processos semelhantes àquele onde a fatalidade ocorreu são formalmente comunicadas.
A investigação do acidente é conduzida diretamente pela Petrobras e um plano de ação deve ser elaborado e acompanhadopara garantir a eliminação ou atenuação de suas causas. As conclusões são amplamente divulgadas em fóruns internos, inclusive no Comitê de Negócios da Petrobras.
Em 2009, ocorreram ainda dez novos casos de doenças ocupacionais, ou seja, aquelas cujas causas se relacionam à função exercida pelo empregado no ambiente de trabalho. A Taxa de Incidência de Doenças Ocupacionais (Tido) foi de 0,18 casosnovos por mil empregados.






Capacitação e Treinamento

Os investimentos na capacitação dos empregados incentivam a continuação dos estudos fazendo assim que suas competências e habilidades se aprimorem cada vez mais. Para alcançar esse objetivo, utilizam mecanismos de treinamentos e desenvolvimentos dos empregados.
A política de segurança do trabalho, meio ambiente e saúde (SMS)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • politica e segurança no trabalho
  • Política de segurança e higiene do trabalho
  • Política de segurança do trabalho
  • Politica segurança do trabalho
  • Politica de segurança do trabalho
  • Política de gestão de segurança do trabalho
  • Política de segurança do trabalho
  • Como Implantar uma Política de Segurança do Trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!