Política de descarte

Páginas: 4 (962 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
POLÍTICA DE DESCARTE (BIBLIOTECONOMIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO)


1. INTRODUÇÃO:

Todas as bibliotecas necessitam retirar periodicamente de suas estantes, parte da coleção que deixou de ser útilpara seus usuários, ou que se encontra em grave estado de deterioração.
Este trabalho deve ser executado cuidadosamente, tendo em vista princípios gerais que se aplicam a todas as bibliotecas, eoutros específicos, correspondentes a características particulares de cada uma, e nunca de maneira improvisada ou subjetiva.
Partindo-se do pré-suposto de que as coleções se tenham integrado ao longodo tempo com uma base mínima de coerência e racionalidade, não devem ser desmembradas sem análise das razões do descarte e das conseqüências que podem trazer aos usuários.
Também não se podeesquecer que toda obra existente na biblioteca foi registrada e/ ou inventariada, de maneira que seu descarte, transferência, ou outra forma de exclusão por razões justificadas, deve-se igualmenteregistrar como desincorporada em todos os instrumentos de controle que a biblioteca possua (topográfico, catálogos, livro de tombo, base de dados, kardex, listagens, etc.


2. CONCEITO:

Entende-se porDESCARTE, a remoção de uma unidade da coleção ativa da biblioteca, com o propósito de desincorporá-la, doá-la, ou de enviá-la a um depósito.
No caso das bibliotecas do Sistema Jurídico Municipal,podem ser transferidas para outra biblioteca do Sistema Jurídico ou do Sistema Municipal de Documentação, ou ainda serem doadas a outro tipo de instituição que as requeiram.


3. RAZÕES PARA ODESCARTE:
Descarte de material bibliográfico é um processo que requer experiência profissional e muitos são os fatores que o tornam necessário.
- Espaço físico: demanda de espaço disputado poroutros setores, principalmente nas instituições públicas. O desbastamento é a solução para se manter dentro do espaço.
- Mudança de campo de interesse: em alguns casos as áreas de interesse mudam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuição de descartes para filosofia com a sua política
  • Política de descarte de materiais da empresa arcoverde
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos e Descarte de medicamentos
  • Descartes
  • Descartes
  • Descartes
  • descartes
  • Descartes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!