Política de cotas

Páginas: 4 (983 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2010
Exercício nº 6

Avaliação da política de cotas nas universidades públicas

➢ CONTRA A POLÍTICA DE COTAS

As pessoas que são contra a política de cotas argumentam que é um erro enorme teresse tipo de política, pois com ela, o Brasil estará dividindo sua população em duas categorias raciais: “afro-descendentes”, e “não-afro-descendentes”, o que evidenciaria o pior tipo de preconceito quepode existir, o Oficial.
E com isso são lançados alguns questionamentos: será que a barreira que impede o acesso de negros às universidades, está exclusivamente na tonalidade de suas peles? Será quea maior barreira não está no poder aquisitivo? Será que o problema não é que uma grande parcela da população negra tem baixo poder aquisitivo, como grande parte da população, branca, parda, indígena,etc.? Será que a questão antes de ser racial, não é social? Será que investir na melhoria do ensino fundamental público, em infra-estrutura, reduzir a carga tributária e possibilitar odesenvolvimento econômico do país, não seriam medidas mais acertadas?
Em curto prazo, a política de cotas iria possibilitar um rápido acesso de negros aos bancos universitários, entretanto, no médio/longo prazo oresultado pode vir a ser catastrófico, pois políticas dirigidas a algumas classes sociais isoladas, em nome de uma alegada "justiça social" em vez de reduzir o preconceito, provavelmente deverá causaro efeito inverso, porque aquela pessoa preterida em função de uma política estatal que a exclui, sem motivos relevante, deverá sentir-se injustiçada, possibilitando o surgimento de um ódio até entãoinexistente contra este estrato beneficiado, gerando intolerância, por conseguinte, conflito. É bom lembrar ainda, que um cidadão negro é tão capaz quanto qualquer outro, isto é, de forma algumaprecisa ser "carregado" por quem quer que seja.
Por fim, cabe ressaltar que as melhores formas do Brasil vencer a batalha contra a exclusão social (note que eu me referi à exclusão social, não racial!)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política de Cotas
  • política cotas
  • Politica de Cotas
  • Política de cotas: certo ou errado
  • POLITÍCA DE COTAS PARA MULHERES
  • POLITÍCA DE COTAS BRASILEIRAS LABORATORIO
  • A “Justiça” e a política de cotas
  • Artigo sobre a política de cotas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!