Polímeros

Páginas: 5 (1047 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Falken Marken Vieira Gonçalves
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira

POLÍMEROS

Palmas
2011 
Falken Marken Vieira Gonçalves
Guntemberg Pereira Oliveira
Gustavo Dy Castro
Michael Alvarenga Leite
Murilo Henrique Dias de Oliveira

POLÍMEROS

Trabalho submetido à disciplinaPrincípios Experimentais de Química, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Tocantins, como requisito parcial para aprovação.
Prof. M.Sc. Adão Lincoln Bezerra Montel.

Palmas
2011 

RESUMO

Relatório da aula de Princípios Experimentais de Química, sobre o conteúdo de polímeros. Foi realizado um experimento em que ocorria a formação de um polímero a partir de substanciasorgânicas simples. O resultado do experimento estava de acordo com a teoria vista em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: Polímeros. Resina Formol-Ureia. Polimerização. Materiais Sintéticos. Poli condensação.



LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Exemplo de reação de condensação 8



SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
1 MATERIAIS E MÉTODOS 6
2 RESULTADOS 7
3 DISCUSSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

 INTRODUÇÃO

Os polímeros já vêm sendo utilizados pela humanidade há muito tempo, principalmente os naturais como algodão, madeira, látex marfim entre outros. As vantagens de utilização dos polímeros são muitas, mas o baixo custo de produção e o fato de que é possível obter um polímero com as propriedades desejadas para determinada aplicação são as principais. Devido a grande necessidade deprodução para suprir o consumo surgiram os polímeros sintéticos como os plásticos usados em canetas, encanamentos, carros entre outros produtos.
Os polímeros são compostos por macromoléculas formadas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas chamadas monômeros. A polimerização é a reação química que dá origem aos polímeros. Existem dois tipos principais de reações, as reações de adiçãoe as reações de condensação, sendo que o tipo de reação utilizado depende dos grupos funcionais existentes nos monômeros .
Como as moléculas dos polímeros sintéticos tem comprimentos diferentes, eles não têm massas moleculares definidas. Os polímeros também não têm ponto de fusão definidos. A viscosidade de um polímero (capacidade de fluir quando fundido) depende do comprimento da cadeia.
Aresistência mecânica de um polímero aumenta quando as interações entre as cadeias aumentam. A polaridade dos grupos funcionais também afeta a intensidade das forças intermoleculares e contribui para a resistência mecânica. Cadeias longas sem ramificações podem se alinhar umas às outras e formar regiões cristalinas que aumentam as interações e resultam em materiais fortes e densos .
A elasticidade deum polímero é a sua capacidade de voltar à forma original após ser esticado. A borracha natural tem baixa elasticidade e é facilmente amolecida por aquecimento. No entanto, a vulcanização da borracha produz as propriedades desejadas. Nesse processo a borracha é aquecida com enxofre, sendo que os átomos deste formam ligações cruzadas entre as cadeias, produzindo uma rede tridimensional de átomos. 1 MATERIAIS E MÉTODOS

Nesse experimento foram utilizados: um copo de plástico, um béquer, um bastão de vidro, conta gotas, 15 g de Ureia ((NH2) 2CO(s)), 25 mL de Formol (CH2O a 40%), 20 mL de Hidróxido de Sódio (NaOH a 7%) e algumas gotas de Ácido Sulfúrico (H2SO4 a 37%).
Dentro da capela, a ureia e o formol foram adicionados no béquer e a mistura foi agitada para dissolver a ureia. Após adissolução completa desta, adicionou-se o hidróxido de sódio à mistura e a solução foi levada para o banho-maria (51 °C) por cinco minutos. Depois a solução foi levada para o banho de gelo por dois minutos.
Depois foram adicionadas algumas gotas de fenolftaleína e de Ácido Sulfúrico à solução. Em seguida, a solução foi levada novamente ao banho-maria por, aproximadamente, um minuto, sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros
  • Polimeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!