Polímeros

Páginas: 8 (1877 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Escola Estadual técnica Maximian Accioly Campos
Nadianne Galvão







Polímeros















Jaboatão do Guararapes
16/10/2014
Introdução


Etimologicamente, a palavra polímero tem origem na fusão de duas palavras gregas, poly (de significado “muitos”) e meros (de significado “partes”). Esta significação pressupõe então a existência de diversos componentes naformação de um todo. De fato, um polímero pode ser definido de uma maneira geral como uma macromolécula constituída pela repetição de pequenas unidades químicas, os monômeros.
 A principal classificação dos polímeros relaciona-se com a sua origem, ou seja, podem ser naturais ou sintéticos. Os polímeros naturais são aqueles que já existem normalmente na natureza já os polímeros sintéticos sãocompostos orgânicos e são produzidos pelo Homem através de reações que têm o nome de reações de polimerização a partir de moléculas simples.



















Desenvolvimento
1º Tipos de polímeros

1.1 Naturais=Polímeros naturais são moléculas de grande peso molecular encontradas na natureza.
1.1.1 Carboidratos: São compostos de função mista, poliálcool-aldeído oupoliálcool-cetona ou qualquer outro composto que sofra hidrólise e forme compostos com essas funções mistas. Incluem compostos conhecidos como açúcares simples, que são os monossacarídeos, moléculas que se unem e formam os polissacarídeos, que são os carboidratos classificados como polímeros naturais. Os monômeros incluem a glicose e a frutose, que se unem de formas diferentes para formar ospolissacarídeos como o amido o glicogênio e a celulose.
1.1.2 Proteínas: As proteínas são polímeros naturais de aminoácidos condensados, formando cadeias polipeptídicas muito longas onde se dispõem no espaço de modos característicos.
1.1.3 Ácidos nucleicos: Os ácidos nucleicos são responsáveis pelo controle de todas as atividades celulares e pela manutenção da estrutura das células, além de estaremrelacionados com os mecanismos de hereditariedade, isso é, com a capacidade que as células e os seres vivos têm de transmitirem as suas características para os descendentes.
1.2 Sintético= produzidos de forma artificial, começaram a ser desenvolvidos no fim do século XIX e podem ser classificados basicamente em polímeros de adição e polímeros de condensação. 
1.2.1 Plásticos: A ideia de polímerossintéticos está intimamente relacionada à ideia de plásticos. No nosso dia a dia eles são encontrados em forma rígida, nas garrafas, jarros, brinquedos, peças de automóveis e eletrodomésticos; em forma flexível, nas folhas de embalagens, cortinas, recipientes variados; em forma de fios, nas cordas, fitas, e capas de fios; e na forma de espuma expandida, como o isopor, material amplamente utilizado comoisolante térmico e como anti-impacto em embalagens.
1.2.1.1 Polietileno (ou polieteno, de acordo com a denominação oficial da IUPAC) é quimicamente o polímero mais simples. É representado pela cadeia: (CH2-CH2)n. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comuns. É quimicamente inerte. 
1.2.1.2 Códigos – São números ou siglas inscritos noproduto que indicam o material empregado na confecção da embalagem. Normalmente estão localizados na parte inferior dos frascos e potes e no interior das tampas. São eles:


1.2.1.3 Polipropileno (PP) ou polipropeno é um polímero, mais precisamente um termoplástico, derivado do propeno ou propileno e reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável,com um número "5" por dentro e as letras "PP" por baixo (imagem à esquerda)3 . A sua forma molecular é (C3H6)x.
O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico. Possui propriedades muito semelhantes às do polietileno(PE), mas com ponto de amolecimento mais elevado.

1.2.1.3 PVC é a sigla usada para identificar o polímero de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polimeros
  • polímeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!