Polímeros verdes

Páginas: 31 (7590 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1

2

ESTEVÃO DIAS PASSOS

POLÍMEROS VERDES
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade de Paulínia, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Química, sob a a. orientação da Prof.ª Dr Maria do Carmo Guedes.

Paulínia – SP 2012

3

FACP- Instituto de Educação Superior São Paulo LTDA Estevão Dias Passos

POLÍMEROS VERDES
Trabalho de Conclusão deCurso apresentado a Faculdade de Paulínia, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Química, sob a a. orientação da Prof.ª Dr Maria do Carmo Guedes.

Comissão Examinadora:

_______________________________________________________________ Prof.... (orientador)

_______________________________________________________________ Prof. Nome_______________________________________________________________ Prof. Nome

Paulínia – SP, __ de ___________ de 2012

4

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho as pessoas mais importantes da minha vida:

A minha esposa, e aos meus filhos por estarem sempre ao meu lado nos momentos mais difíceis da minha vida e por terem acreditado em mim.

Aos meus pais, pelo amor, educação e dedicação.

A eles, sou grato pelo incentivodurante estes quatro anos.

5

AGRADECIMENTOS

A Deus por todas as oportunidades e graças concedidas em todos os momentos da minha vida. A minha família que me apoiou em todos os momentos me incentivando e acreditando nas minhas decisões. A professora Dra. Maria do Carmo Guedes por todo conhecimento compartilhado, pela orientação e pela elaboração deste trabalho. Aos meus amigos da faculdadeque durante estes quatro anos foram uma grande família para mim. A todos que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.

6

EPÍGRAFE

“Só compreendemos a alegria quando encaramos a tristeza; A fé, quando ela é testada; A paz, em meio aos conflitos; O amor quando o perdemos; A esperança, dúvidas.” quando ela é confrontada com

Barbara Johnson

7

RESUMO

Hoje em dia, apreservação do meio ambiente é um assunto presente em diversas pautas de discussão. Cada vez mais vemos ações de grupos contra a poluição e exigindo soluções para os males que já presenciamos as consequências. A química sempre foi vista como uma grande ameaçadora do meio ambiente, por causa da poluição das águas e do próprio ar, e tenta cada vez mais deixar de ser um problema e se tornar uma solução.Primeiramente, todos precisam entender que a Química está em tudo, em toda a parte e até em nós mesmos. As pessoas costumam associar coisas químicas a coisas ruins sem levar isso em consideração. A química verde é uma linha de pensamento que tem se difundido cada vez mais a fim de tornar a química aliada ao meio ambiente. Este trabalho realizado através de pesquisa bibliográfica teve como objetivosapresentar as características químicas e a síntese de polimerização dos polímeros verdes, abordando o beneficio deste material. Conclui-se que o polímero verde tem inúmeras vantagens e que com a inclusão da química verde no mercado mundial, o maior beneficiado será o meio ambiente.

Palavras-chave: Polímeros verdes, ciclo de vida, química verde

8

ABSTRACT

Nowadays, the preservation ofthe environment is a subject present in various discussion guidelines. Increasingly we see group actions against pollution and demanding solutions to the ills that have already seen the consequences. The chemistry was always seen as a large threatening the environment, because of the pollution of water and air, and increasingly tries to stop being a problem and become a solution. First, everyoneneeds to understand that the chemistry is in everything, everywhere and even in ourselves. People often associate chemical things bad things without taking this into consideration. Green Chemistry is a line of thought that has spread increasingly in order to make the Allied Chemical to the environment. This work is accomplished through bibliographical research aimed to present the chemical...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polímeros
  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!