Polímeros químicos

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
INTRODUÇÃO

Falaremos, neste trabalho, sobre polímeros químicos. Explicaremos o que são como são formados e onde são encontrados. Alem de exemplificarmos para melhor fixação do assunto.
Primeiro, explicaremos o que é um polímero, para que o leitor possa compreender melhor nossa pesquisa. Após isso, falaremos um pouco sobre a história dos polímeros naturais e de como surgiram os polímerossintéticos.
Após as explicações serão mostradas suas características, propriedades, estrutura, nomenclatura, a diferença entre polímeros naturais e sintéticos e as reações de polimerização.
Ele será dividido em alguns tópicos, pois, se pegarmos cada conteúdo e explicarmos de maneira separada, a compreensão do leitor fica mais fácil, visto que, explicando cada tema e depois relacionado os temaspropostos, se aprende mais.
Pretendemos com esse trabalho ganhar mais conhecimento sobre os polímeros e esperamos que ele traga conhecimento ao leitor sobre o mesmo, pois é destinado a quem tem curiosidade em saber o que é um polímero.
Esperamos que quem ler esse material possa conhecer um pouco mais sobre os polímeros. E que esse material sirva de apoio didático a todos os que a ele tiverem acesso.Polímeros

São materiais orgânicos ou inorgânicos, naturais ou sintéticos, formados por muitas partes. Formam-se a partir de unidades estruturais menores, denominados monômeros. Por possuírem um tamanho avantajado e elevada massa molecular, são chamados de macromoléculas. São utilizados na fabricação de produtos como o plástico.
Os monômeros são obtidos a partir do petróleo e do gásnatural. Também é possível obtê-lo através do álcool, da madeira, do carvão e até do CO2, pois todas elas são ricas em carbono, átomo principal que compõem os polímeros. Para formar um polímero, o monômero reage com outro monômero através de reação química covalente, chamada reação de polimerização. Quando os monômeros são iguais formam um homopolímero, já quando os monômeros são diferentes, forma-se umcopolímero, cujas unidades podem ser distribuídas randomicamente ou em blocos.

Onde É Encontrado?

Alguns objetos do nosso dia-a-dia existem graças aos polímeros como, por exemplo: as sacolas plásticas, os para choques de automóveis, os canos para água, as panelas antiaderentes, as mantas, as colas, as tintas, os chicletes, etc.
Existem, no entanto polímeros naturais esintéticos. Dentre os naturais podemos citar a celulose das plantas e a seda e entre os artificiais destaca-se o PVC e o Nylon.

História dos Polímeros

Antigamente só era possível utilizar os polímeros produzidos naturalmente, pois não havia tecnologia para produzir reações entre compostos de carbono. Até a primeira metade do séc. XIX acreditava-se na teoria do químico Berzelius, a Teoria daForça Vital. Ela enunciava que somente seres vivos podiam produzir matéria orgânica, e que os compostos orgânicos precisavam de uma força vital – a vida – para serem sintetizados.
Posteriormente, Friedrich Wöhler, discípulo de Berzelius, a partir do cianeto de amônio, produziu a ureia; Logo após, Pierre Eugene consegue sintetizar o acetileno e Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerizaçãodo acetileno em benzeno. Por causa dessas descobertas, é derrubada a Teoria da Força Vital, multiplicando, assim, as pesquisas sobre química orgânica.
No inicio do século XX começa a funcionar nos Estados Unidos a primeira fábrica de Raiom (seda artificial) e começa a surgir às fibras de celulose, usadas para aplicação em adesivos, argamassas, artefatos de borracha, etc. Em 1907 sintetizam-seresinas de fenol-formaldeído (baquelite), o primeiro plástico produzido sinteticamente.
Nessa época ainda não sabiam que os polímeros eram macromoléculas, acreditava-se que eram coloides, ou seja, associações físicas de moléculas pequenas. Em 1920 Staudinger conceituou as macromoléculas, consagrando que os polímeros eram macromoléculas. O período entre 1920 e 1950 foi decisivo para o surgimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polímeros
  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!