Polímeros oxibiodegradáveis

Páginas: 18 (4300 palavras) Publicado: 9 de junho de 2011
ULBRA – Especialização em Gerenciamento Ambiental
Disciplina de Gestão de Resíduos Sólidos

POLÍMEROS OXIBIODEGRADÁVEIS

O QUE SÃO COMO SÃO FABRICADOS E VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO
Betina Pereira Andrade

Resumo. Os plásticos (polímeros) vêm sendo usados desde 1930 e fazem parte do nosso dia-a-dia devido a suas características de boa resistênciamecânica, leveza, facilidade de conformação e etc. Entretanto, ao seu uso está associado à: um crescente volume de resíduos nos aterros sanitários; poluição visual e ambiental; efeitos danosos à fauna entre outros. Além desses problemas gerados pelos plásticos, existe a condição do enorme tempo necessário para a sua decomposição no ambiente, o que lançou um desafio ambiental. Como uma alternativapara tentar minimizar o tempo de descomposição dos polímeros na natureza, surgiu os polímeros oxibiodegradáveis, que são polímeros adicionados de um catalisador á base de metais que permitem que estes polímeros reajam com o ar acelerando a sua decomposição e liberando compostos não nocivos no ambiente. Como o problema do plástico é uma realidade a ser combatida e as alternativas menos nocivas aomeio ambiente são válidas, cabe a esse artigo apenas explanar sobre as características dos polímeros oxibiodegradáveis e as vantagens e desvantagens de sua utilização.
Palavras-chave: Polímeros, Polímeros oxibiodegradáveis, aditivos, degradação, resíduos.

1. INTRODUÇÃO

A disseminação do uso do plástico no século xx, associada ao crescente volume de resíduos geradospelos centros urbanos e ao tempo necessário para a decomposição do material no ambiente, impôs a necessidade da busca em alternativas menos prejudiciais ao nosso planeta.

O mundo vem fabricando plásticos desde 1930 sendo que menos de 5% desta produção é incinerada e todo o restante dessa porcentagem está em algum lugar do planeta. No Brasil a situação é alarmante. Segundo dados daAssociação Brasileira da Indústria do Plástico – ABI Plast, o país produz por ano 210 mil toneladas de plástico-filme, que representa 9,7% de todo o lixo. O plástico filme é a matéria-prima utilizada na fabricação de saco plástico, produzido a partir do polietileno: uma fração do petróleo que não podemos consumir em nossos veículos quando o petróleo é refinado e que é de baixa qualidade, não biodegradávele poluente também durante sua produção.

Durante sua produção. Menos de 10% desses sacos são encaminhados à cadeia de reciclagem e a maior parte é descartada nos lixões e aterros sanitários.

De acordo com dados divulgados pela Funverde, uma ONG sediada em Maringá (PR), cada família brasileira descarta cerca de 40 quilos de plásticos por ano, mais de 80% de todos os plásticossão usados apenas uma vez e depois descartados e a cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos pelos supermercados no Brasil.

Os materiais plásticos fazem parte de nosso cotidiano. Eletrodomésticos, veículos, máquinas e toda uma série de objetos da vida moderna contêm em seu bojo peças de material plástico. Apresentam boa resistência mecânica, leveza, estabilidade àsintempéries, facilidade de conformação. Tais características as tornaram ideais para a produção de embalagens, inclusive sacolas plásticas.

Mas os materiais plásticos demoram muito tempo para se decompor. O lixo urbano e os detritos acumulados nos aterros sanitários e lixões levam anos e até décadas para se degradarem. O lixo urbano representa poluição visual e efeitos diretos noentupimento de esgotos e galerias, além de provocar efeitos danosos à flora marinha quando são levados aos rios e mares. Nos aterros sanitários e lixões, o plástico convencional, além de demorar muito tempo para se degradar, impede ou atrasa a degradação dos resíduos que tiverem em seu interior. Isto resulta em perda de espaço precioso nos aterros sanitários e lixões e efeitos danosos ao solo e a saúde...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polímeros
  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!