Polímero

Páginas: 16 (3827 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2011
Polímeros: vantagens e desvantagensa) Vantagens 1-Materiais leves, mais leves que os metais e cerâmicas: apresentam baixa densidade devido ao espaço grande entre as macromoléculas. 2-Facilidade no processamento: temperatura no plástico se situa na faixa da 25oC a 400oC, com isso o consumo de energia é pequeno em relação aos metais, como o aço cuja temperatura de processamento é de 1400oC.3-Facilidade na obtenção de propriedades otimizadas: permite a introdução de diversos tipos de aditivos, desde corante até amaciantes ou elementos que causam maior capacidade de resistência. 4-Baixa condutividade térmica, elétrica e acústica: praticamente não apresentam elétrons livres (responsáveis pelo transporte de calor energia nos metais), logo são isolantes. 5-Resistentes a muitos produtosquímicos: não são suscetíveis à corrosão quanto os metais; (graças ao tipo de ligações químicas, covalentes e de wanderwals) 6-Resistência ao impacto: melhores que o vidro com as mesmas propriedades óticas; PC (200 x mais resistente que o vidro) 7-Versatilidade: podem substituir materiais tradicionais como a madeira, os metais, ligas, fibras naturais e outros materiais, mas também podem ser usados emcombinação com eles (ex: plástico e metal, usado na fabricação de volantes de 8.1-Novos produtos ou materiais:

8.1-Novos produtos ou materiais: Caso a reutilização não seja possível, pode-se queimar vários tipos de plásticos para obtenção de energia, exceto, no caso do PVC e PTFE, pois os gases resultantes da queima são venenosos. 8.2-Recuperação energética 8.3- Obtenção do monômero.Despolimerização Desvantagens 1-Elevado tempo de decomposição dos materiais; 2-Dificuldade de separação dos diferentes materiais; 3-Dificuldade de reparação dos materiais; 4-Odor ruim devido a etapa de síntese do polímero (desaconselhável o uso como embalagem para produtos alimentícios ou farmacêuticos); 5-Material de embalagem de alimentos. Prazo de validade reduzido quando o produto é condicionado em garrafasPET; 6-Problemas ambientais decorrentes pelo descarte pós consumo sem critério. Infravermelho (discos de NaCl) foi confirmada a presença de estireno nos copos de plástico pirolisados, por comparação com um espectro padrão. O processo de pirólise mostrou ser eficaz na recuperação do monômero original, apresentando o mesmo uma pureza aceitável.

Desvantagens 1-Elevado tempo de decomposição dosmateriais; 2-Dificuldade de separação dos diferentes materiais; 3-Dificuldade de reparação dos materiais; 4-Odor ruim devido a etapa de síntese do polímero (desaconselhável o uso como embalagem para produtos alimentícios ou farmacêuticos); 5-Material de embalagem de alimentos. Prazo de validade reduzido quando o produto é condicionado em garrafas PET; 6-Problemas ambientais decorrentes pelo descartepós consumo sem critério Micromoléculas que formam cristais ou pó. A água do mar de todo o mundo tem uma salinidade próxima de 35 (3,5% em massa, se forem considerados apenas os sais dissolvido, mas a salinidade não tem unidades), o que significa que, 1 L de água do mar há 35 g de sais dissolvidos, a maior parte é NaCl. Tipos de Macromoléculas: orgânicas x inorgânicas Macromoléculas naturaisorgânicas Ex:polissacarídeos (longas cadeias contendo centenas ou milhares de unidades de monossacarídios), proteínas, ácidos nucleicos, algodão, amido, madeira, lã, cabelo, couro, seda, chifre, unha, borracha da seringueira (policis1,4 –isopreno), etc

Macromoléculas naturais inorgânicas Ex:diamante, grafite, sílica e asbesto (variedade de silicato de cálcio e magnésio, incombustíveis e infusíveis –amianto é sua variedade mais pura). Macromoléculas sintéticas orgânicas Ex: Poli(tereftalato de etileno) – PET Ex: fibras de PAN Ex: fibras de PP PVC – poli(cloreto de vinila)

Polímeros (muitas + partes) - vem do grego e foi criada por Berzelius, em 1832 para designar compostos de pesos moleculares múltiplos diferente dos Isômeros. Oligômero (poucas partes) polímero de baixo peso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros
  • Polimeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!