Polímero

Páginas: 11 (2719 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
FACULDADE SALESIANA MARIA AUXILIADORA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA



Por


CLÁUDIO VINÍCIUS FERREIRA DOS SANTOS
ÉRIKA DA COSTA SANT’ANA
MÔNICA ELISA GONÇALVES
RAFAEL DA COSTA PACHECO
VANESA FERNANDES DOS SANTOS


Resina de Ureia-Formal


Trabalho apresentado em cumprimento às exigências
da Disciplina Tecnologias de Polímeros,
ministrada pelo professor Jeferson Rosa docurso
de graduação em Engenharia Química da
Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora.




Macaé - RJ
Junho/2014
íNDICE

1. INTRODUÇÃO 3
2. REVISÃO DA LITERATURA SOBRE RESINA UREIA-FORMAL 3
2.1. POLÍMEROS DE CONDENSAÇÃO 4
2.2. RESINA UREIA FORMAL 6
2.3. SÍNTESE DE RESINAS UREIA FORMAL: MECANISMOS 7
2.4. SÍNTESE DE RESINAS UREIA FORMAL: DESCRIÇÃO DE PROCESSO 10
BIBLIOGRAFIA 14ANEXOS 15

















1. INTRODUÇÃO

Como parte das exigências da disciplina “Tecnologia de polímeros” do curso de engenharia química da FSMA. Foi realizada esta pesquisa sobre o polímero “resina ureia-formal”. Desta forma, foi necessário reconhecer objetos como, polímeros e oligômeros, aspectos dos grupos funcionais para obtenção da resina ureia-formal, e os aspectos sobreprocedimento laboratorial (reagentes e etapas de produção) para sua obtenção.


2. REVISÃ DA LITERATURA SOBRE RESINA UREIA-FORMAL

Algumas moléculas chamadas de monômeros possuem a propriedade de ligar-se entre si, originando uma macromolécula denominada de polímero (palavra derivada dos radicais gregos: “poli = muitos” + “meros = partes”), as quais podem apresentar uma quantidade infinitade monômeros. No entanto, os polímeros são moléculas de grande peso molecular, constituída pela junção de unidades repetidas de moléculas de pequenos pesos moleculares (chamadas de monômeros). O processo de união dessas unidades é denominado por polimerização.
Distintamente dos monômeros, as quais são de interesse na produção dos polímeros, devido às propriedades químicas, os polímeros são desuma importância nos dias atuais, devido as suas interessantes propriedades físicas. São exemplos de polímeros, os filmes fotográficos, discos compactos, tapetes, embalagens de produtos alimentícios, juntas artificiais, brinquedos, acessórios de automóveis, solas de sapatos e preservativos que são produzidos de polímeros sintéticos.
Estes polímeros podem ser divididos em dois grandes grupos:Polímeros sintéticos e biopolímeros (polímeros naturais). Polímeros sintéticos são sintetizados em laboratório, podendo apresentar similaridades com os biopolímeros, os quais são sintetizados pelos organismos e são encontrados na natureza. Na natureza podem ser citados como biopolímeros, a celulose, as proteínas, o látex, etc. Como exemplos de polímeros sintetizados ou materiais produzidos deles, oisopor, roupas e mantas.
Como foco desta pesquisa, os polímeros sintéticos são classificados basicamente em dois grupos: os polímeros de adição e de condensação, mas como foco deste trabalho, a resina uréia-formal, foi dado mais ênfase aos polímeros de condensação. Os polímeros de condensação, são produzidos pela combinação de duas moléculas e, na maioria dos casos, remove-se uma pequena molécula,geralmente água ou álcool. Os polímeros de Adição, que são os polímeros de crescimento de cadeia, que exigem moléculas individuais de mesma natureza química que se adicionam ao final de uma cadeia em crescimento, a polimerização de crescimento por etapas permite a combinação de duas moléculas reativas.
Dentro do contexto de síntese de polímeros, vale ressaltar que a maior parte dos polímeros queestão inseridos na sociedade e para sociedade são geralmente de origem sintética. Por exemplo, o acetato de celulose, é muito empregado na confecção de artefatos, de grande utilidade na sociedade. Além desses, podem ser citados os primeiros materiais plásticos empregados na indústria, obtidos de produtos naturais por modificação química, o nitrito de celulose (do algodão), a galatite (da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Polimeros
  • Polimeros
  • polimeros
  • polimeros
  • Polimeros
  • Polimero
  • Polímeros
  • Polimeros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!