pokmtj

524 palavras 3 páginas
EDTA (do inglês Ethylenediamine tetraacetic acid) ou ácido etilenodiamino tetra-acético é um composto orgânico que age como agente quelante, formando complexos muito estáveis com diversos íons metálicos. Entre eles estão magnésio e cálcio, em valores de pH acima de 7 e manganês, ferro(II), ferro(III), zinco, cobalto, cobre(II), chumbo e níquel em valores de pH abaixo de 7.2 O EDTA é um ácido que atua como ligante hexadentado, ou seja, pode complexar o íon metálico através de seis posições de coordenação, a saber: através de quatro ânions carboxilato (-COO-), após a saída dos 4H+ dos grupos carboxílicos, e também através dos dois N.
EDTA é predominantemente sintetizado do 1,2-diaminoetano (etilenodiamina), formaldeído (metanal), água e cianeto de sódio.3 O trabalho pioneiro sobre o desenvolvimento do EDTA foi realizado por Gerold Schwarzenbach nos anos 1940.4

Nomenclatura popular vs. química[editar | editar código-fonte]
Para descrever EDTA e suas várias formas protonadas, químicos usam um acrônimo que distingue entre EDTA4−, a base conjugada que é o ligante, e H4EDTA, o precursor do ligante.

Princípios de química de coordenação[editar | editar código-fonte]

Quelato metal-EDTA. O íon metálico central está sendo complexado através das seis posições de coordenação do EDTA.
Usos[editar | editar código-fonte]
É usado como descolorante para cabelos; pode ser também utilizado na fabricação de pães e derivados na indústria alimentícia. Também é usado durante tratamento endodôntico por ter uma função quelante e retirar íons cálcio (Ca2+). Essa afinidade com o cálcio, faz com que seja também utilizado como anticoagulante. É usado para análise de dureza da água e na agricultura como estabilizante de micronutrientes.

É também usado em Microscopia Eletrônica para contrastar o DNA e descontrastar o RNA.

Referências
Ir para cima ↑ Harris, D.C. "Quantitative Chemical Analysis", 7th ed., W. H. Freeman and Compagny, New York, 2007
Ir para cima ↑ Holleman, A. F.;

Relacionados