Pokfpaoskapsf

859 palavras 4 páginas
ATIVIDADE FÍSICA, SAUDE E QUALIDADE DE VIDA

PEREIRA, Thiago Henrique Ferri

1.INTRODUÇÃO Para poder simplificar a questão da qualidade de vida ligada a atividade física, exemplificaremos por parte, iniciando pelo principal problema da falta de atividade física, e o que isso pode causar, estamos falando do sedentarismo, em seguida comentando sobre a atividade física e saúde e por final focando na definição de qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Qualidade de Vida, Saúde, Atividade Física.

2.Sedentarismo

O sedentarismo é definido como a falta da pratica de atividades físicas. O sedentarismo vem sendo considerado a doença do novo milênio e que é definida como a falta ou a grande diminuição da atividade física e, esta por sua vez, está relacionada com o estilo de vida do indivíduo, tendo como conseqüência uma regressão dos sistemas funcionais, ou seja, no caso dos músculos esqueléticos uma atrofia nas fibras musculares, perda parcial da flexibilidade articular e também um comprometimento de alguns órgãos vitais. Pesquisas afirma que 65% a 70% da população brasileira é sedentária, um índice que é preocupante, devido as diversa doenças que o sedentarismo pode causar fisicamente, e até pscicologicamente.. Entre as principais doenças relacionadas ao sedentarismo estão: a hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol LDL, diabetes mellitos, ansiedade, infarto do miocárdio e grandes possibilidades de morte súbita.

3.Atividade Física & Saúde

Atividade Física é definida, como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.A atividade física é elemento fundamental para regulação da qualidade de vida do ser humano. Entre os benefícios do exercício, está a manutenção da saúde dos ossos, reduzindo as chances de osteoporose, perda de massa muscular e aumentando a vascularização nas articulações, devido ao avanço da idade e ao sedentarismo.

Relacionados