Poka-yoke: dispositivos à prova de erros auxiliando na inclusão de pessoas portadoras de deficiência

977 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

EDUARDO ANGELIN

RESENHA CRÍTICA

Elaboração de resenha crítica
Universidade Federal de Pelotas
Engenharia de Produção
Sistemas Produtivos II

Professor Dr.

Pelotas-RS

2014

Poka-yoke: dispositivos à prova de erros auxiliando na inclusão de pessoas portadoras de deficiência

LUCIO, F. H. ; PENA, G. J. F. ; RICCI, G. L. ; BRAGA, W. L. M. Revista Eletrônica Produção & Engenharia, v.4, n.2, p.385-394, Jan./Jun. 2013.

Dados Bibliográficos: BRAGA, W. L. M. - Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, Brasil (2003) - bragawl@ig.com.br;
RICCI, G. L. - Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil (2010) - gyricci@yahoo.com.br;
PENA, G. J. F. - guilhermefpena@hotmail.com;
LUCIO, F. H. - fernando_moc.net@hotmail.com.

Introdução: Conforme o último censo realizado, aproximadamente 15% da população mundial são portadores de necessidades especiais. Dentre as questões levantadas, uma é sobre a existência de mecanismos sociais que asseguram o acesso dessas pessoas. E a outra, é a análise da conduta perante a sociedade para efetuar a inclusão dos mesmos no mercado de trabalho.
Essas pessoas representam uma minoria da sociedade, o que favoreceu sua exclusão e marginalização da sociedade. Então, para que não houvesse essa exclusão, foi criada uma legislação de inclusão social. De acordo com o artigo 89 da Lei nº 8213 de 1991, a habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar às pessoas portadoras de deficiência os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto que vive. Pelo artigo 93 da Lei nº 8213, dita que a empresa com cem ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% de seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
Desse modo, as empresas

Relacionados

  • Pedro
    5990 palavras | 24 páginas
  • Gurus Da Qualidade Mundial PageView
    31637 palavras | 127 páginas
  • dissertacao 008
    78062 palavras | 313 páginas