pojopj

296 palavras 2 páginas
Trabalho De Geografia

Nome:Sidoneo Lucas Pereira Santos
Serie:1E
Prof:Rita
Data:09/04/2014
Relevo O relevo consiste nas formas da superfície do planeta, podendo ser influenciado por agentes internos e externos. Ou seja, é o conjunto das formas da crosta terrestre, manifestando-se desde o fundo dos oceanos até as terras emersas. Entre as principais formas apresentadas pelo relevo terrestre, os quatro tipos principais são:
Serras
Cordilheiras
Montanhas
Planaltos
Planícies
Depressões

Depressões

As depressões são regiões geográficas mais baixas do que as áreas em sua volta. Quando esta região situa-se numa altitude abaixo do nível do mar, ela é chamada de depressão absoluta. Quando são apenas mais baixas do que as áreas ao redor, são chamadas de depressões relativas. As crateras de vulcões desativados são consideradas depressões. É comum a formação de lagos nas depressões.

Cordilheiras
Cordilheira é um conjunto de montanhas. Elas são formadas, principalmente, a partir do choque entre duas placas tectônicas. Este fenômeno vem acompanhado de fortes tremores de terra (terremotos).
Serras
São terrenos acidentados com fortes níveis, freqüentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada. Uma serra distingue de um maciço pelo fato de um possuir montanhas singulares em vez de agrupadas.
Montanhas
A uma seqüência de montanhas chama-se cordilheira. Uma montanha tem imponência e altitude superiores a uma colina, embora não exista uma altitude específica para essa diferenciação.
Planaltos
É a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares

Relacionados