Poirtifólio 1 Semetre

822 palavras 4 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Administração

Produção Textual Interdisciplinar Individual

Formosa/2013
Macroeconomia e Microeconomia

Em economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Podemos verificar a influência desta através da mídia, por exemplo:
“A taxa de inflação é o aumento no nível de preços.
“Ou seja, é a média do crescimento dos preços de um conjunto de bens e serviços em um determinado período.” (G1. globo.com) Em resumo a inflação é a porcentagem do o aumento excessivo de todos os produtos durante um período é muito ruim para economia do país. A taxa de câmbio é a relação cambiária que existe entre duas moedas de países diferentes. Este dado estabelece que quantidade da moeda X se obtém em troca da moeda Y. Noutros termos, indica quanto dinheiro se pode comprar com a moeda de outro país.
Taxa de juros é um assunto extremamente importante e sensível e quando a presidente Dilma Rousseff fala sobre esse tema, a atenção deve ser redobrada. Ontem, num discurso de 50 minutos no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, a presidente disse: "Nós temos um país que teve condições de, dentro da tranquilidade, com sensatez, reduzir a taxa Selic, a taxa de juros. Reduzir a Selic, a taxa de juros da economia brasileira, é um movimento importante. Primeiro porque nós temos condições macroeconômicas para fazer isso e, segundo, porque países com crises muito maiores do que a gente pode sequer imaginar, tem hoje taxas de juros muito pequenas, e taxa de juros menores sempre vai facilitar, com o passar do tempo, tanto a ampliação do investimento quanto a do consumo. Aliás, não há oposição entre uma coisa e outra. É necessário investir, mas também é necessário que as pessoas consumam”. (www.valor.com.br)

A taxa de câmbio é o preço da moeda estrangeira em moeda nacional
A taxa de juros é aumento de encargos financeiros acrescidos no preço

Relacionados