Poesia e Prosas

Páginas: 4 (926 palavras) Publicado: 29 de junho de 2014
Poesia concreta
*Características
Abolição do verso; aproveitamento do espaço; exploração do significante; composição e montagem das palavras, rejeição do lirismo e do tema; e possibilidades deleituras múltiplas. Muitos poemas oferecem, além da leitura linear, possibilidade de leitura vertical e até diagonal.
*Representantes
Ferreira Gullar; Bruno Tolentino;  Haroldo de Campos; José LinoGrünewald; José Paulo Paes.

Poesia práxis
Em contraposição à ideologia concretista surgiu outro movimento, manifestado pela chamada poesia-práxis. Ela, tal qual a poesia social, mostra-sesubversiva ao formalismo cultuado pelo Concretismo, haja vista que nele a palavra-objeto representa a palavra de ordem.
Dessa forma, afirmamos que na poesia-práxis há uma abertura para múltiplasinterpretações, ou seja, a subjetividade manifestada pelo discurso permite ao leitor uma familiaridade com a linguagem manifestada sob vários ângulos. Assim, ele pode decifrar a ideologia presente na intenção decada um daqueles que fizeram parte de tal manifestação literária.
Sob essa perspectiva, Mário Chamie e Cassiano Ricardo revelaram suas habilidades artísticas partindo do princípio de que elas, em vezde se apresentarem como um objeto de natureza fechada, evidenciavam-se como algo transformável.




*Características
Uso de neologismos; aspectos sonoros; termos estrangeiros; aspectosvisuais; semântica dos vocábulos; poema objeto dinâmico; múltiplas leituras; dissidência do Concretismo.
*Representantes
Armando Freitas Filho; Mauro Gama, Antonio Carlos Cabral; Ivone Geanetti Fonseca;Camargo Méier; Cassiano Ricardo.

Poesia social
Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de caráter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito apartir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal, surgiu na década de 1950 no Brasil e na Suíça.
*Características...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poesia e Prosa
  • prosa e poesia
  • Poesia e Prosa Medievais
  • Romantismo prosa e poesia
  • Transformação de Poesia em Prosa
  • Prosa, poesia e ficção na Era Vargas
  • Céu, prosa e poesia
  • Resumos, prosas e poesias literárias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!