Poesia didátiva - A obra de Lucrecio - As Geórgicas de Virgílio - Horácio - Os fastos de Ovídio - As fabulas de Pedro

1804 palavras 8 páginas
Poesia Didática

Os gêneros poéticos tradicionais – épico, dramático, lírico – se valem do verso para informar. Porém a qualidade dessa informação é discutível visto que a ficcionalidade desempenha importante papel na composição literária tornando-se difícil distinguir a informação verdadeira da fictícia.
Dessa forma, poderia parecer estranho o fato de a poesia ter sido utilizada em Roma e na Grécia como meio de transmitir o saber. O motivo dessa escolha foi a rigidez que assegura a quase total imutabilidade do verso. Para preservar-se, portanto, uma informação, nada melhor do que subordiná-la a um esquema métrico-rítmico fixo. Surge então a poesia de caráter didático, que coexistiu com os demais gêneros poéticos da literatura latina e tinha uma função utilitária.
Essas composições aparecem pela primeira vez sob forma de oráculos (vaticina), predições (sortes) e provérbios (sententiae) na chamada “época primitiva” (240 a 80 a. C. aproximadamente – antes da influência helênica), e algumas delas se mantiveram até períodos posteriores sendo reproduzidas por historiadores.
O primeiro escritor latino de que se tem notícia sobre este gênero é Ápio Cláudio Cego. Importante figura política da época, compôs ao lado de discursos e de tratados, uma série de sentenças morais em versos de caráter didático das quais apenas três chegaram à posteridade:
“... manter a alma equilibrada para que não possam surgir o engano, a maldade, a violência.”
“Quando vês um amigo, te esqueces do sofrimento.”
“Cada um é fabricante de sua própria sorte.”

Quase um século depois, Ênio (239 a 169 a.C.) também apresenta ao público composições de caráter didático: Evêmero (Evhemerus) e Epicarmo (Epicharmus). A primeira, uma espécie de romance geográfico, divulga o pensamento cosmológico do filósofo grego Evêmero; a segunda é uma exposição da cosmogonia pitagórica. Infelizmente esses textos se perderam, assim como o “Poema sobre os costumes” de Catão.
Não é muito, portanto, o que se conhece sobre as

Relacionados