Poesia de Sá de Miranda

Páginas: 3 (731 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2013
Francisco Sá de Miranda foi um dos poetas portugueses de maior destaque da história. Ele nasceu na cidade de Coimbra, em Portugal, no dia 28 de agosto de 1481. Era filho de Inês de Melo e de GonçaloMendes de Sá.

Quando jovem, provavelmente por influência do seu pai, ele começou a frequentar o Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra que de acordo com a formação humanista daquela época, ministravaas línguas grega e latina. Algum tempo depois, formou-se no curso de Direito pela Universidade de Lisboa. Foi aí que começou a frequentar os serões da corte, o que o fez se inspirar e escrevercantigas, vilancetes e esparsas, que depois de um tempo foram colocados na obra de Garcia de Andrade, “Cancioneiro Geral”.



Em 1521, motivado pelo desejo de conhecer de perto as fontes renascentistas,foi até Veneza, Milão e Roma, onde viveu por aproximadamente cinco anos. Como estava acostumado com um ambiente mais tradicional e “fechado”, ele ficou abismado e com um sentimento de revolta, com adissolução dos hábitos um tanto “modernos” desses locais. Durante sua estadia, ele conviveu com várias personalidades da Renascença, como o cardeal Bembo Sannazzaro, considerado um dos maiores nomes daliteratura daquela época. Já no ano de 1526, quando passou pela Espanha, também conheceu Boscan e Gracilaso.

No ano de 1526, quando voltou para Portugal, ainda mantinha contato frequente com acorte, que naquela época estava instalada em Coimbra. Mesmo assim, passando-se quatro anos, ele vai embora da cidade e começa a morar na Comenda de Duas Igrejas e a partir daí passou a viver com odinheiro que tinha recebido de herança do seu pai.

Em 1530, casou-se com D. Briolanja de Azevedo, vivendo naquele local por cerca de 20 anos, tempo em que começou a entrar em contato com alguns de seusamigos leitores e fidalgos, que foram de grande importância para a sua produção literária.

Sá de Miranda faleceu no dia 14 de janeiro de 1559, aos 76 anos de idade. Atualmente, é conhecido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A poesia de Mario de Sa Carneiro
  • A Poesia Intimista De Mario De Sa Carneiro
  • Obras e características de Francisco de Sá de Miranda e Luiz Vaz de Camões
  • RESENHA: Moderno, pós-moderno e a nova poesia brasileira, de Antonio Sérgio Bueno e Wander Melo Miranda
  • Poesia
  • POESIA
  • CARMEN MIRANDA
  • Carmen miranda

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!