poenix

1059 palavras 5 páginas
Sabemos, através da nossa experiência cotidiana, que dois ou mais sistemas com temperaturas diferentes colocados em contato tendem a atingir um estado de equilíbrio onde as temperaturas são iguais, o que chamamos de equilíbrio térmico. Notamos isso quando retiramos algo da geladeira e, após algum tempo, este se encontra mais quente. Ou quando misturamos duas porções de água a temperaturas distintas (uma quente e outra gelada, por exemplo) e ficamos com uma amostra de água com temperatura intermediária (água morna). Para que possamos interpretar corretamente esses fatos, precisamos lembrar que a temperatura é um valor relacionado ao valor médio da energia das partículas de um sistema.
Desta forma, um material mais quente que outro possui mais energia térmica média. Mas, após algum tempo de interação, ao atingir o equilíbrio térmico ambos passam a ter o mesmo valor de energia térmica média! Isso pode ser explicado da seguinte forma: parte da energia do corpo mais quente flui para o corpo mais frio. A esse fluxo de energia chamaremos de CALOR. Desta forma, podemos definir o calor assim:
Calor é um fluxo de energia, ou energia em trânsito, que se manifesta quando existem dois ou mais sistemas com temperaturas diferentes e que flui, espontaneamente, dos corpos mais quentes para os mais frios, até que se atinja o equilíbrio térmico ou que a interação entre eles seja desfeita.
Logo, calor não é algo que um corpo possua ou armazene. Um corpo quente não é um corpo que possui muito calor, mas sim um corpo com muita energia térmica média. Calor é apenas o nome da energia trocada por dois ou mais corpos.
É importante ressaltar que o nome calor também é dado à sensação corpórea, causada pelo sistema nervoso. A sensação de calor acontece quando nosso corpo recebe calor (energia), enquanto a sensação de frio é causada quando nosso corpo perde calor (energia). Desta forma, não existe a grandeza física chamada frio. Por isso, expressões do tipo: “feche a geladeira para

Relacionados

  • Centro cirurgico
    7133 palavras | 29 páginas
  • Trabalho de um aluno
    25212 palavras | 101 páginas