PODRID O CINZENTA

1186 palavras 5 páginas
Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA
Instituto de Biodiversidade e Floresta-IBEF
Curso: Agronomia
Docente: Robson Severo
Discentes: Jéssica Brazão da Silveira
Juciene Gracélia da Silva Pinto
Mª da Conceição P. da Silva

Mofo Cinzento (Botrytis Cinerea Pers.F) do Morango.

SANTARÉM, 2014

MOFO CINZENTO DO MORANGO

O desenvolvimento de fungos durante o armazenamento e transporte é uma das principais causas de perdas pós-colheita de varias culturas. No morango o agente causal do mofo cinzento é o Botrytis Cinerea Pers. & F. “Chamado de “podridão seca”, “botritis”, “ mofo cinzento” isto devido a coloração das estruturas do fungo.
O mofo-cinzento induz a deterioração de um grande número de frutos em vegetais, possuindo assim grande importância econômica durante o período de crescimento, pós-colheita e armazenamento. É também um importante obstáculo ao transporte de longa distância e armazenagem. Este patógeno infecta as folhas, caules, flores e frutos, quer pela penetração direta ou através de feridas causadas pelas práticas culturais. (PASINI, 2009)

O trabalho foi realizado de outubro á novembro 2014, no Laboratório de Fitopatologia (LFT) do IBEF/UFOPA. Foram analisados 11 frutos sintomáticos de morango. A partir destes, isolamentos diretos dos fitopatógenos e, indiretos, através de câmara-úmida. As visualizações visando a identificação em nível de gênero e estruturas dos fungos foram realizadas em estereomicroscópio e microscópio comum. Os sintomas e sinais diagnosticados das doenças foram fotografados em câmera de Celular e comparados com a literatura. O objetivo geral foi realizar o diagnóstico em frutos de pós colheitas, particularmente do morango, baseado em observações dos sintomas e sinais.

SINTOMAS Apesar dos sintomas do mofo cinzento variar em função do hospedeiro e do órgão afetado, esses são quase sempre caracterizados pela descoloração dos tecidos, aspecto úmido e necrótico das lesões e presença de um crescimento cotonoso

Relacionados

  • A importãncia do uso de epi na enfermagem
    310447 palavras | 1242 páginas