Podopermatites

493 palavras 2 páginas
Pododermatites
As pododermatites são as inflamações assépticas dos tecidos do casco, caracterizadas por distúrbios de locomoção. Quanto à intensidade dos sinais, podem ser classificadas em aguda, subaguda ou crônica.
71"
.
As pododennatites são graves problemas para os bovinos de leite, causando queda na produção, debilidade e perda de peso, em conseqüência d a dor e da menor ingestão de alimentos.
São várias as causas e fatores predisponentes: acidose ruminal, deficiência de alguns elementos minerais, traumatismos, rações com baixos teores de fibra, confinamento, hereditariedade, etc.
O mecanismo de evolução da doença está envolvido com a ingestão de dietas ricas em energia, com grande percentagem de grãos e baixa porcentagem de fibra. Com a queda do pH ruminal, há morte de bactérias e produção das histaminas, que alteram a circulação periférica, levando a destruição dos tecidos e deteriorização do casco.
Na laminite subclínica, os animais apresentam os primeiros sinais da doença com claudicações e ocorrem lesões associadas, como úlcera de sola, sola dupla, doença da linha branca e úlcera da pinça.
Nos animais confinados ou semi-confinados, excesso de umidade e acúmulo de fezes e urina propiciam a proliferação de bactérias e moscas. Essas condições de umidade excessiva amolecem os cascos, favorecendo a penetração de bactérias que causam a podridão. O Fusobacterium necrophorum pode causar problemas locais e sistêmicos. A dennatite digital, conhecida como verruga de casco, ocorre na associação de um vírus com bactéria espiralada. Ela é transmissível e as lesões, de fonna ovalada, apresentam pêlos e ocorrem geralmente no tecido interdigital ou acima do casco, semelhantes a verrugas. O tratamento tópico é feito com tetraciclinas. .
Dennatite ulcerosa: as lesões são causadas por filá rias (Stephanotilaria sP.). E uma doença própria da estação quente e chuvosa, quando aumentam os vetores que são as moscas atraídas pela ferida como a Musca

Relacionados