Poder judiciário

Páginas: 3 (566 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
O documentário Justiça é gravado quase integralmente no interior do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em que com uma câmera “parada” e observadora expõe o cotidiano dos réus, da defensoriapública, da promotoria, da polícia e dos juízes. Ele consegue nos mostrar, acompanhando três casos diferentes, a ineficiência no Tribunal de Justiça.

Tendo como sua primeira cena, uma audiência em que umparaplégico é acusado de um delito onde não existem provas nem testemunhas além dos policiais que efetuaram sua prisão e que, além disso, o réu teria pulado um muro para fugir dos policiais, Justiçamostra a verdadeira injustiça chamada Sistema Judiciário Brasileiro.

No caso do jovem liberado do Polinter a noite, revela a que ponto vai o descaso com o ser humano. Nesta situação os princípiosde justiça não são efetivados na prática pelo contrario coloca-se em risco (saúde e interidade física) do preso após sua soltura. Onde estão as políticas publicas que deveriam fazer um acompanhamentointerdisciplinas para sociabilização deste indivíduo.

Julgando cerca de dez audiências por dia, é impossível que um juiz consiga ser eficiente, além da frieza com que julga os processos. Friezaessa, que podemos observar na cena em que o réu, deficiente físico sem uma perna, pede para que seja transferido para um hospital, já que em sua cela, por conta da lotação, não tem como ficar na cadeirade rodas e se arrasta pelas fezes e urina dos outros detentos, e que o magistrado diz que nada pode fazer por ele.

Com uma polícia corrupta, provas implantadas, ausência de testemunhas por conta domedo da polícia e do tráfico, ausência de penas alternativas, a promotoria pública junto a uma defensoria antiética, completam o quadro de injustiça. Em uma cena chocante, o réu Carlos Eduardo jura depés juntos à juíza que a acusação feita a sua pessoa é inverídica, e confessa para sua defensora que realmente é culpado, essa ultima, antiética, briga pela absolvição do acusado, colocando em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PODER JUDICIÁRIO
  • Poder judiciário
  • Poder judiciario
  • Poder judiciario
  • Poder judiciario
  • Do poder judiciário
  • Poder judiciario
  • Poder Judiciario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!