poder euduclorante

808 palavras 4 páginas
Uma das propriedades mais conhecidas dos carboidratos; • Mono e oligossacarídeos possuem sabor doce distintos;
• Sacarose substância de referência
Varia de acordo com o tipo de açúcar e com a substância;
• Doçura característica sensorial detectada pelo paladar
• Poder adoçante na culinária (sabor aos alimentos)
Comparação com substância de referência(sacarose)
Edulcorante é sinônimo de adoçante. O poder edulcorante é a capacidade de adoçar alguma coisa.

Isso depende da quantidade que se usa. Quanto menos você precisa colocar da substância para adoçar ao mesmo nível alguma coisa, maior é o poder edulcorante.

O açucar que usamos normalmente é composto de sacarose (uma molécula de glicose e outra de frutose). Este geralmente é usado como referência para indicar o poder edulcorante das substâncias.

Por exemplo, a sacarina (conhecido em adoçantes) adoça 300 vezes mais que a sacarose.
O ciclamato (outro adoçante) adoça cerca de 25 a 30 vezes mais que a sacarose. O aspartame adoça 200 vezes mais que a sacarose. O sorbitol e o manitol tem poder edulcorante 50% inferior ao da sacarose.

Adoçantes ou edulcorantes são substâncias de baixo ou inexistente valor energético que proporcionam a um alimento o gosto doce. Além da sacarose ( açúcar natural mais difundido mundialmente ), são largamente utilizados a sacarina, ciclamato, taumatina que são moleculas bastantes distintas dos glicídios naturais.

Os adoçantes podem ser classificados em artificiais ou sintéticos como a sacarina sódica, ciclamatos, etc., que não apresentam valores calóricos, e os naturais como a frutose, o sorbitol etc, que possuem menos caloria que a glicose presente na sacarose.

Estudos indicam que os adoçantes artificiais são, em muitos casos, nocivos à saúde mesmo em concentrações preconizadas por órgãos de saúde.[carece de fontes]

Índice [esconder]
1 Tipos de adoçantes
1.1 Naturais
2 Sintéticos ou artificiais
3 Ligações externas
Tipos de adoçantes[editar | editar

Relacionados