Poder de Polícia

Páginas: 4 (900 palavras) Publicado: 26 de maio de 2015
PODER DE POLÍCIA


Conceito

É a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em beneficio do interessepúblico, da coletividade ou do próprio Estado.
Esse interesse público diz respeito aos mais variados setores da sociedade, tais como a segurança, moral, saúde, meio ambiente, defesa do consumidor,patrimônio cultural, propriedade. Daí a divisão da polícia administrativa em vários ramos: polícia de segurança, das florestas, das águas, de trânsito, sanitária, etc.
No direito brasileiro, encontra-seconceito legal de poder de polícia no art. 78 do CTN: “considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a práticade ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicasdependente de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”.
A razão de o CTN dar o conceito de poder de políciadecorre do fato de consistir o exercício desse poder um dos fatos geradores da taxa.
O poder de polícia reparte-se entre Legislativo e Executivo, tomando-se como pressuposto o princípio da legalidade,que impede a adminstração de impor obrigações ou proibições senão em virtude de lei, é evidente que, quando se diz que o poder de polícia é a faculdade de limitar o exercício de direitos individuais,está-se pressupondo que essa limitação seja prevista em lei.
O Poder Legislativo, no exercício do poder de polícia que incumbe aos Estado, cria, por lei, as chamadas limitações administrativas aoexercício das liberdades públicas.
A Administração Pública, no exercício da parcela que lhe é outorgada do mesmo poder, regulamenta as leis e controla a sua aplicação, preventivamente (por meio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poder de policia
  • Poder de Polícia
  • Poder de policia
  • poder de policia
  • Poder de policia
  • poder de polícia
  • Poder de polícia
  • Poder de polícia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!