PODER DE NNEGOCIAÇAO DOS FORNECEDORES

785 palavras 4 páginas
CENTRO TECNOLÓGICO – UNIVERSIDADE POSITIVO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ANÁLISE DO PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES

CURITIBA
AGOSTO – 2012
THIAGO ANDREY SCHNECKEMBERG DA SILVA

ANÁLISE DO PODER DE NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES
Um estudo no setor de peças de reposição

Trabalho apresentado ao professor Fabiano de Souza Fatuch, da disciplina de Gestão das Compras, da turma “E”, turno “Noite-CIC” do Curso Superior de Tecnologia em Logística.

CURITIBA
AGOSTO – 2012

Analise do poder de negociação dos fornecedores:
Um estudo no setor de peças de reposição

Estratégia Fatores como a crise do petróleo fizeram com o que na década de 80 a estratégia passasse a ser encarada como uma disciplina gerencial plena. Muitas ferramentas e técnicas ultrapassadas de planejamento estratégico foram substituídas por abordagens mais atuais, mais apropriadas e mais fáceis de colocar em pratica. O planejamento estratégico evoluiu de uma arte praticada por especialistas para tornar-se parte integrante do trabalho de todos os gerentes de linha. Como resultado, houve a redução das equipes de planejamento e o aumento da importância do planejamento estratégico em muitas organizações. O princípio estratégico, enquanto disseminação, deve orientar a alocação de recursos escassos de uma empresa –capital, tempo, atenção da administração , do trabalho e da marca-, a fim de construir uma vantagem competitiva sustentável. Ele deve dizer a uma empresa o que fazer e, principalmente, o que não fazer. Mais especificamente , um principio estratégico eficaz estabelece trade-off’s entre as demandas de recursos concorrentes. Uma estratégia bem colocada tem a capacidade de conduzir a organização aos melhores resultados em ambientes competitivos e complexos.

Poder de negociação dos fornecedores (da analise competitiva, de Porter) Os fornecedores podem exercer poder de negociação sobre os

Relacionados