poder calorico dos alimentos

Páginas: 8 (1858 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
O poder calórico dos alimentos
O poder calórico dos alimentos significa a quantidade de calorias que existe na nossa alimentação

Como calcular o valor calórico dos alimentos?
O valor calórico dos alimentos é calculado com base nas quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras totais. As fibras alimentares e os micronutrientes – como cálcio, ferro, sódio e vitaminas – não têm valorcalórico.
No processo de transformação no organismo, os carboidratos fornecem em média 4 kcal/g, as proteínas 4 kcal/g e as gorduras 9 kcal/g. Se aplicarmos estes dados ao exemplo do pão de forma teríamos os seguintes valores:
Carboidratos: 25,0 x 4 = 100 kcal
Proteínas: 3,70 x 4 = 14,8 kcal
Gorduras : 1,00 x 9 = 9,0 kcal
Valor calórico = 123,8 kcal





Fatores que levam a obesidade

Demaneira geral o ganho de peso está relacionado com o desbalanço energético: o valor energético total terá que ser maior que o gasto energético total , ou seja, a ingestão de calorias será maior que a quantidade energética de atividades físicas, efeito térmico dos alimentos e a quantidade de energética gasta em 24 horas por um indivíduo em repouso. Além disso, os fatores genéticos, metabólicos,emocionais e as influências sociais e ambientais são aspectos que também devem ser averiguados quando se trata das causas de obesidade.
A ansiedade provocada pelo stress do cotidiano, a depressão, a oscilação hormonal do ciclo menstrual e o aumento do sedentarismo também gera o transtorno alimentar fazendo que a compulsão pelo alimento aumente como forma de aliviar a tensão e as frustraçõesvividas, geralmente, os alimentos mais aceitos nesses casos são as guloseimas. Além disso, quando não se exercita e tem uma vida muito monótona a pessoa tende a comermais por se sentir angustiado.





Entalpia de combustão

A Entalpia de combustão, também chamada de calor de combustão, é a variação da energia liberada sob a forma de calor através da queima de 1 mol de qualquer substância,estando todos os reagentes no estado padrão (temperatura de 25°C, pressão de 1 atm. Em números, a variação de entalpia será sempre negativo, uma vez que, as reações de combustão são sempre exotérmicas (ΔH positivo: reação endotérmica, ΔH negativo: reação exotérmica). Nesse tipo de reação, a energia dos reagentes é sempre maior do que a dos produtos.A variação de entalpia (ΔH) de uma reação é obtida apartir da diferença da entalpia dos produtos pela entalpia dos reagentes. Fórmula geral:
ΔH = Hp – Hr
Diz-se que há combustão quando uma substância, o combustível, reage com oxigênio, comburente, gerando a queima. A combustão pode ser classificada segundo a proporção entre combustível e gás oxigênio:
1. Combustão completa: há oxigênio suficiente ou em excesso em relação à quantidade decombustível, tendo a água e o gás carbônico como produtos da reação (além do calor, é claro). Exemplo:
C6H12O6(s) + 6O2(g) ↔ 6 CO2(g) + 6 H2O(l) + energia
Observe que a quantidade de oxigênio é maior que a de glicose e os produtos da reação são gás carbônico e água. Essa reação representa o processo de respiração celular, em que a energia liberada é utilizada para a realização das mais diversasatividades do corpo.
2. Combustão incompleta: o oxigênio é insuficiente para completar a combustão, por isso, ao invés de produzir gás carbônico, a reação produz monóxido de carbono (CO) e água. Exemplos:
CH4 +3/2 O2 → CO + 2 H2O
CH4 + O2 → C (fuligem) + 2 H2O






Entalpia de formação
Também chamada de calor de formação, a entalpia (H) de formação é o calor liberado ou absorvido numa reaçãoque forma 1 mol de uma substância simples no seu estado padrão.
A entalpia de uma substância, seja ela reagente ou produto, por si só não pode ser medida. O que se pode calcular é a variação de entalpia da reação como um todo, valor dado pelo calorímetro, um aparelho utilizado para medir trocas de calor de sistemas.
Qualquer tipo de contagem ou medida é iniciado do 0. Com a entalpia, não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Alimentos caloricos
  • o valor calórico dos alimentos e sua relação com a saúde.
  • Será que existem alimentos com o poder de enganar o estômago?
  • caloricos
  • PUBLICIDADE INFANTIL: O PODER DA INFLUÊNCIA NA ESCOLHA DOS ALIMENTOS
  • Balanço Calórico
  • Conteúdo calórico
  • O Gasto Calórico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!