Podas em cItros

Páginas: 2 (310 palavras) Publicado: 11 de maio de 2014
PODAS EM CITROS
Introdução
Para a planta receber maior luminosidade com eficácia, é necessário uma arquitetura adequada no desenvolvimento de um índice de áreafoliar (m² de folha/m² de superfície do solo). Com isso a poda é uma ferramenta importante além do espaçamento, cultivares, nutrição e controle fitossanitários e tratosculturais.
Fatores como a produtividade, precocidade, formas de condução, interpretação da situação vegetativa da árvore, intervenções e reações são componentes ligados aesta prática, tornando-se indispensável o conhecimento e domínio.
O conhecimento do hábito de vegetação e frutificação e do potencial produtivo das plantas cítricasde um pomar orienta o uso correto e do tipo de poda apropriada. A poda pode modificar a tendência natural de acumular ramos fracos, declinantes e ou mortos no interiorda copa; ao mesmo tempo, favorece a frutificação nas partes inferiores pelo aumento da aeração e insolação.
Em citros a poda é pouco recomendada, por reduzir aprodutividade e o crescimento da planta, mas para tangerineiras que se desejam frutas de boa qualidade para o consumo in natura, a prática da poda é importante. Contribuindopara melhor aeração da copa, facilita o raleio manual de frutos, a colheita e realização de tratamentos fitossanitários.
PODA
A época mais indicada para a execução dapoda no pomar em produção é logo após a colheita dos frutos, visando a formação de novos ramos que com capacidade de produzir na estação seguinte. Em variedades tardiasa presença de frutos na planta indica que a poda deve ser mais rigorosa em ramos de baixa produção, e mais leve nos de alta, para evitar maior perda de frutos.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Citros
  • Cultivo de citros
  • TIPOS DE PODA
  • Poda de arvores
  • Poda do Cafeeiro
  • Pragas em Citros
  • Cultura de citros
  • Pragas dos citros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!