Pobreza e exculsão

666 palavras 3 páginas
Alguns exemplos de estereótipos mais comuns:

Os pobres não querem trabalhar… São pobres porque são preguiçosos… Preferem receber o Rendimento Mínimo sem fazer nada… Gostam é de andar na rua e no café…

O que é a Pobreza?
A pobreza e a exclusão social constituem um dos maiores desafios do nosso século, na medida em que colidem com o exercício dos direitos fundamentais dos seres humanos. A pobreza e a exclusão social surgem como uma das grandes desilusões da sociedade da abundância e do progresso.
A prosperidade económica e o desenvolvimento das sociedades modernas deveriam permitir o bem-estar de toda a população, não deixando de lado determinados grupos sociais. No entanto, tem-se revelado difícil esta tarefa de erradicar das sociedades contemporâneas o fenómeno da pobreza e exclusão social.
A pobreza é um conceito capaz de gerar alguns equívocos. Isto porque a pobreza constitui uma dimensão ou forma de exclusão social, mas não se pode confundir com ela.
O conceito de pobreza absoluta sugere pobreza severa, pobreza extrema, ou seja, um estado mais profundo de pobreza. Este conceito baseia-se na noção de necessidades básicas, estando em causa várias dimensões inerentes à noção de recursos (rendimentos, bens de capital, benefícios em espécie associados ao trabalho, etc). A pobreza absoluta refere-se a uma situação em que certos standards mínimos de vida (tais como a nutrição, educação, saúde ou habitação) não são alcançados; enquanto que o conceito de pobreza relativa remete para a análise da pobreza face aos padrões sociais em geral.
O termo pobreza relativa utiliza-se para falar da existência de desigualdades e calcula-se por comparação com o nível de vida considerado standard para a população a que se refere. Significa que o indivíduo, por falta de recursos materiais, não participa dos hábitos e padrões de vida considerados normais na sociedade em que vive.
O que é a exclusão social?
O conceito de exclusão implica estar excluído de

Relacionados

  • INTERDISSIPLINALIDADE
    6263 palavras | 26 páginas
  • LIXO
    40507 palavras | 163 páginas