pobreza e exclusão social

Páginas: 17 (4196 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2015
Instituto Politécnico do Porto
Escola Superior de Educação

Educação Social (pós-laboral)
1º Ano Licenciatura
Sociologia
O conceito de Exclusão Social e a sua relação com o da Pobreza










Docente: Mestre Vera Diogo
Discentes: Cátia Nunes
Patrícia Maia
Telma Sousa
Índice pág.
Introdução
3
Introdução ao tema
4
Pobreza e Exclusão social- a complementaridadenecessária
4
Exclusão de quê?
5
A sociedade como conjunto de sistemas sociais
5
Tipos de exclusão social por origem
7
Equidade, justiça e capacidade
8
O que é a Inclusão Social?
8
Algumas questões relativas á operacionalização do conceito de Exclusão Social
9
Domínio Social
9
Domínio Economico
11
Domínio institucional
12
Domínio Espacial
15
Domínio Simbólico
16
Conclusão
18Referências bibliográficas
19













Introdução
Neste trabalho vamos abordar o conceito de exclusão social e a sua relação com a pobreza, desenvolvendo-o.
As palavras-chave para compreender este tema são: exclusão, inclusão, desigualdade e pobreza. Ao longo do trabalho pretendemos explorar melhor estas palavras para as relacionar entre elas e entendermos como se interligamumas com as outras e desse modo tornar o trabalho fácil de compreensão.








Introdução ao tema
Até meados de 1980 existiam dois conceitos paralelos: a pobreza (tradição anglo-saxónica – Reino Unido) e a exclusão social (tradição francesa). O conceito de pobreza era também conhecido pelos autores franceses, tal como o conceito de exclusão social também era conhecido pelos autoresbritânicos.
A pobreza escolhe uma abordagem distributiva de cima para baixo. “Os estudos sobre a pobreza interessam-se pela distribuição de recursos, bens e serviços, pelo acesso, oportunidades, motivações, expetativas, e a experiencia mostra que esses aspetos são adequadamente representados por um modelo vertical, em que os que tem mais são «colocados» no topo e os que tem menos progressivamentemais abaixo.”
O conceito de exclusão escolhe uma perspetiva de dentro-para-fora, originalmente concentrada sobre a força dos laços sociais entre a pessoa e os grupos ou a sociedade.
“Os dois conceitos, embora distintos, são ambos necessários e estão estreitamente inter-relacionados.”

Pobreza e exclusão social – a complementaridade necessária
Para chegarmos a um conceito de exclusão social,satisfatório, devemos ter presente que o mesmo deverá permitir a distinção entre exclusão social e pobreza. Tornou-se necessário distinguir o tremo de exclusão social do conceito de pobreza. Há várias definições de pobreza, essas existem para clarificar o conceito em si mesmo, como para o confrontar com o da exclusão social. A pobreza define-se como uma situação de privação por falta de recursos,estes dois conceitos (privação e falta de recursos) são o grande problema da pobreza. “Uma situação de privação que não seja devida a falta de recursos não é considerada como pobreza.” É necessário resolver estes dois problemas, que embora distintos estão inter-relacionados, para vencer a pobreza.
É possível resolver a privação sem resolver a pobreza, mesmo resolvendo a privação, muitas dasvezes, não é possível resolver a falta e recursos. Assim o procedimento mais comum consta em apoio monetário ou em espécie que permita assim satisfazer as necessidades básicas. Mesmo quando o apoio é monetário, o pobre mantem-se em situação de dependência de meios extraordinários.
Como a pobreza implica falta de recursos, representa também alguma forma de exclusão social. No entanto, a pobrezatambém significa privação, a pessoa não tem satisfeitas as suas necessidades humanas básicas. Esta situação advém de uma rutura com os diversos sistemas sociais, tais como o mercado de bens e serviços, o sistema de saúde, o sistema educativo, a participação política, laços sociais. “Quanto mais profunda for a privação, tanto maior será o número de sistemas sociais envolvidos e mais profundo o estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social no nordeste
  • Pobreza e exclusão social
  • Pobreza e Exclusão Social
  • Pobreza, desigualdade e exclusão social
  • POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL
  • Pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!