Pobreza e Exclusão Social

Páginas: 18 (4262 palavras) Publicado: 18 de abril de 2014


Ano Lectivo: 2012/2013

Pobreza e Exclusão Social








Índice




Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Sociologia, tendo como objetivo o estudo pormenorizado de um fenómeno social bastante atual, mas também preocupante, n0meadamente nos países em vias de desenvolvimento e/ou países subdesenvolvidos.
Apesar dos fenómenos “Pobreza e ExclusãoSocial”, terem estado sempre presentes ao longo da nossa história, é nos nossos dias, que o debate, divulgação e a implementação de medidas de combate a estas problemáticas, se verifica com maior intensidade. Sendo, cada vez maior o número de casos de Pobreza e Exclusão Social, devido a factores de ordem económica, política e social.
Estas duas temáticas estão relacionadas entre si já que aPobreza, é uma das vias de exploração da Exclusão Social e a Exclusão Social é, por sua vez, uma consequência da Pobreza.
À medida que fomos efectuando o trabalho, fomos comprovando as informações através de citações, gráficos e artigos de jornais.
Este trabalho foi relizado segundo o antigo e o novo acordo ortográfico.


“A pobreza, enquanto uma das principais manifestações da desigualdade,expressa-se na situação desvantajosa dos indivíduos, famílias e grupos que
estão colocados nos lugares mais baixos da estratificação social”. (Botella
apud Cardoso: 1993)

1. Definições de Pobreza e de Exclusão Social
Para garantir definições fiáveis de pobreza e de exclusão social, optámos por consultar no dicionário e na infopédia. Deste modo, a pobreza define-se como qualidade ou estado deuma pessoa com falta de meios materiais; falta do necessário à vida; escassez, indigência, penúria. Assim como, a exclusão social define-se como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

1.1. A Interligação dos conceitos de Pobreza e ExclusãoSocial
Apesar de complementares em vários domínios, estes dois conceitos são distintos entre si. Geralmente o conceito de pobreza é visto numa perspectiva mais economicista, referindo-se às condições de vida dos indivíduos ou dos grupos, isto é, as más condições de vida, os baixos níveis de instrução e qualificação profissional, o emprego precário, (instável, sem contrato, mal remunerado e/ou em máscondições de trabalho). Contudo, a pobreza mais do que um estado de carência extrema de recursos, refere-se ainda, à privação dos direitos de cidadania no que diz respeito à ausência de poder e à ausência de liberdade de escolha, como por exemplo o acesso à educação e formação profissional ou o acesso à cultura e à participação na vida social e política, entre outros. Deste modo, a pobrezacaracteriza-se por situações de privação múltipla, que muitas vezes, acaba por ter efeitos intergeracionais prolongados entre os grupos.

Fig.1 – Carência extrema de recursos.
A perda de auto-estima e de identificação pessoal e social sentida por pessoas deste estatuto social, leva a uma inferioridade e desvalorização interiorizada, marcando uma identidade negativa, sendo usual a ruptura de laçossociais e familiares, podendo eventualmente conduzir a comportamentos auto-destrutivos como o alcoolismo, a toxicodependência e, em casos mais graves, à situação de sem-abrigo. Assim, percebe-se a pobreza como um conceito integrante da exclusão social visto que esta, enquadra, algumas dimensões retratadas na evolução do conceito de pobreza. Entende-se que a exclusão social abrange formas de privaçãonão material, ultrapassando a falta de recursos económicos: a falta de recursos sociais, políticos, culturais e psicológicos, que são desvantagens quando acumuladas, e que aumentam a vulnerabilidade e a visibilidade de determinadas categorias sociais, permitindo considerar um grupo ou uma categoria como socialmente desfavorecida.

Fig.2 – A pobreza, neste caso, acaba por ser motivo da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social no nordeste
  • pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social
  • Pobreza, desigualdade e exclusão social
  • POBREZA E EXCLUSÃO SOCIAL
  • Pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!