pobreza no brasol

1509 palavras 7 páginas
Etapa 1 passo 1 :
Resumo do cap 2 :
* (1)
A afirmação e a negação da liberdade nos anos 60/70
*(2)
Os códigos Internacionais
*(3)
Os códigos brasileiros 1965/1975
*(4)
A face da ética no novo conservadorismo

(1)
A década de 60 é considerada uma época "revolucionária" especialmente por sua pontencialidade de ruptura de ideológica com instituições, papéis sociais e princípios históricamente vinculados à moralização dos costumes : a família , o papel "feminino", a tradiçao .
Com efeito, apartir dos anos 60 , se expandem as bases sociais da emancipação da mulher : sua incerção no trabalho , na educação superior , na vida pública e na defesa de direitos sociais e políticos . Nesse período houveram contestações políticas mais significativas desse período : A Marcha sobre Washington , liderada por Martin Luther King ( líder dos movimentos negros nos EUA ) na defesa de igualdade para todos , e leis contra a discriminação em 1964 . Por conta disso as muheres também entraram , e em número impressionantemente crescente na educação superior . O primeiro e principal mais inportante exemplo dessa nova conciência de gênero foi a revolta das mulheres tradicionalmente fiéis nos países católicos romanos contra doutrinas impopulares da Igreja .
Caminhando com as mulheres , a juventude tem um protagonismo mundial , marcado pelos eventos de maio de 1968 na França e pelos questionamentos das formas convencionais de sociabilidade . Os "anos rebeldes" expressam uma recusa radical em meio das normas valores e formas . O que mudou na revolução social não foi apenas a natureza das atividades das mulheres na sociedade , mais também os papéis desempenhados por elas e as expectativas convencionais do que devem ser esses papéis , e em particular as suposições sobre os papéis públicos das mulheres . Outras evidências e outros aspectos , nos movimentos dos hippies , na contracultura é a desintegração da família monogâmica patriarcal , no aumento significativo de divórcios

Relacionados

  • fundamentos
    2856 palavras | 12 páginas
  • Modernidade
    148368 palavras | 594 páginas
  • garc
    91670 palavras | 367 páginas
  • Barraclough
    86304 palavras | 346 páginas