Pobreza, desigualdade e exclusão social

Páginas: 36 (8761 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2012
Pobreza, Desigualdade e Exclusão Social

( INTRODUÇÃO:

No Brasil, a pobreza, a desigualdade e a exclusão social são problemas que envolvem toda a esfera pública. São situações que ocorrem simultaneamente ou não, mas que possuem conceitos diferentes.
Atualmente, esse quadro se agrava consideravelmente, e apesar disso são poucos os que realmente se preocupam emtentar reverter essa situação.
Portanto, esse trabalho abordará esses diferentes conceitos, suas causas, conseqüências e soluções.

( DESENVOLVIMENTO

A cada 3 segundos 1 criança morre devido a condições de pobreza extrema.
O conceito de pobreza restringe-se à capacidade de apropriar-se e reter bens e serviços, sendo a renda um critério fundamental na definiçãode pobreza. Historicamente, a definição de pobreza é marcada por estimativas que consideram critérios nutricionais, como proposto por Rowntree em 1901; critérios macroeconômicos de renda, como o PIB (1960); culminando em 1970, na idéia de privações relativas redefinida por Townsend em 1979 considerando a relatividade das condições de sobrevivência oferecidas por diferentes sociedades (Maxwell,1999; Sposati, 2000a; Watson, 2000).
De uma forma bastante ampla, a pobreza é considerada como a privação acentuada dos elementos básicos para a sobrevivência humana, incluindo a falta de alimentação adequada, a carência de habitação e vestuário, a baixa escolarização, a falta de participação nas decisões políticas etc. Isso se manifesta no fato de certos indivíduos não possuírem rendae/ou patrimônio suficientes para ter acesso a bens e serviços essenciais em níveis considerados adequados, de acordo com o padrão vigente numa sociedade. Finalmente, deve-se destacar que existem dois aspectos que precisam ser esclarecidos:
Um deles é de que o conceito de pobre é estático e representa uma situação em que um determinado grupo social se encontra.
No outro apobreza é um conceito dinâmico e reflete o processo que leva algumas pessoas à privação de bens e serviços condizentes com uma situação socialmente aceitável.
Em sua dinâmica, a pobreza é motivada por choques nas condições individuais ou coletivas que privam as pessoas de acesso a um patrimônio que possibilite um nível de consumo aceitável. De forma mais específica, o patrimônio dosindivíduos e da sociedade pode ser classificado em três grandes grupos:




( Capital Físico/Financeiro: Abrange o capital financeiro, o capital físico permanente e o capital público que os indivíduos dispõe, cujos exemplos são: habitação, propriedades, máquinas, ferramentas, materiais, estoques de matérias-primas e de produtos acabados, serviços públicos disponíveis, etc.;
(Capital Humano: Abrange o nível de escolarização, as condições de saúde, a capacidade empresarial e a experiência dos indivíduos que determinam a sua produtividade e o seu potencial para alcançar uma determinada renda;
( Capital Social: Abrange aspectos relacionados à estrutura familiar dos indivíduos, o seu grau de associativismo e de cooperação, aspectos institucionais etc.É de fundamental importância entender a diferença entre ser pobre, que é uma situação permanente de não ter condições de gerar renda que possibilite o consumo, e estar pobre que, na maioria das vezes, é uma situação temporária em que o indivíduo se encontra, podendo ser superada através do acesso aos três tipos de capital, acima mencionados.
Outro ponto significativo é como é dadaa medição de pobreza, como um indivíduo é considerado pobre. A operacionalização do conceito de pobreza exige a utilização de um indicador que possa identificá-la. Em geral, são mais utilizados: a renda monetária ou o consumo. A partir daí, a questão principal passa a ser determinar um nível de renda, abaixo do qual um indivíduo será considerado pobre, o que caracterizará a chamada “linha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania
  • Resumo : pobreza, desigualdade, exclusão e cidadania.
  • Significado de pobreza, desigualdade, exclusão social e cidadania para a economia de um país?
  • pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social no nordeste
  • pobreza e exclusão social
  • Pobreza e exclusão social
  • Pobreza e Exclusão Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!