poblemas na coluna sifose ,escorioze lordoze

409 palavras 2 páginas
boa postura poblemas de coluna

Sem nem se dar conta as crianças acabam por desenvolver problemas de coluna, se esquecendo de qual a maneira correta de sentar, comer, estudar e dormir. A postura corporal, não é tida como assunto importante dentro dos lares e nem é dada devida importância nas escolas, e daí tantos problemas e complicações relacionados com a coluna.
E problemas na coluna vão muito além de uma estrutura desalinhada, problemas de coluna podem desencadear dores nos pés, enxaqueca, dores nas articulações, nos joelhos e uma péssima qualidade de vida. Nem sempre se atenta à importância que a coluna possui, ela é responsável por andar melhor, por carregar nossa cabeça, nossos ombros e quando sentimos dores nestes lugares, muitas vezes nem pensamos no mal que estamos fazendo a nossa coluna. Uma boa postura é sinal de saúde e bem estar ao longo da vida.

Cifose, Lordose e Escoliose

Nossa coluna vertebral é formada por várias vértebras: 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 ou 5 coccígeas.

Uma coluna saudável possui quatro curvaturas fisiológicas, no sentido ântero-posterior: a Lordose cervical, a Cifose dorsal, a Lordose lombar e a Cifose sacro-coccígea. A curvatura escoliótica vai sempre ser considerada anormal por ser um desvio em sentido lateral, não fisiológico.

Quando não existe um alinhamento padrão, dizemos que surgem os desvios chamados Hipercifose (excesso de Cifose), Hiperlordose (excesso de Lordose) e Escoliose.

Hipercifose – É um exagero da curvatura posterior, geralmente encontrada na região torácica da coluna. Também chamada de dorso curvo, a Hipercifose é provocada por vícios posturais, fraqueza muscular, deficiências nutricionais (raquitismo), tuberculose óssea, fraturas e/ou luxações. A curvatura dorsal se acentua em relação ao normal principalmente quando se executa um trabalho que requer a posição curvada para frente durante muito tempo. Na coluna lombar, pode ocorrer uma inversão da

Relacionados