POA DISAN-AM

4469 palavras 18 páginas
Município:
Tipo de Gestão:
MANAUS
CERTIFICADO
Prefeito:
Secretário de Saúde:
AMAZONINO MENDES
FRANCISCO DEODATO
Subgerente de Endemias
Coordenador PACS/PSF
ALDAIR MESQUITA DE VASCONCELOS

Chefe do Núcleo de Vig. Epidemiológica
Teto Financeiro de Vigilância em Saúde
FRANCINARA BATISTA NEVES LIMA

INTRODUÇÃO

ATENÇÃO: O Plano Operacional Anual - POA é um instrumento cuja elaboração é de responsabilidade das Gerências Municipais de Endemias ou Unidades Técnicas Descentralizadas, sendo consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde. Este documento tem por finalidade realizar uma previsão dos recursos necessários para a execução das ações de Controle de Endemias, tendo como principal ênfase a malária e dengue.
Ressaltamos que este documento deve ser construído de maneira integrada com todas as organizações da saúde municipal e outras organizações que de maneira direta ou indireta, estejam envolvidas no processo da dinâmica de transmissão da malária. Espera-se que o POA seja o planejamento de controle de endemias do Município e não um planejamento particular da Gerência de Endemias.
Faz-se necessário que a construção do POA-2012 seja realizada com base nas políticas, metas e estratégias do PPACM – 2011/2015, para que exista um direcionamento único do controle de endemias no Estado, mas com flexibilidade para contemplar as especificidades da realidade de cada município; principalmente no que diz respeito às áreas indígenas, onde as programações devem ser específicas, levando-se em conta a pactuação prevista no PPACM – 2011/2015. Vale ressaltar, também, a observação das diretrizes de integração do controle de endemias com a atenção básica nas propostas de implantação de novos laboratórios de diagnostico de malária, bem como das Unidades Descentralizadas de Controle de Endemias.

1. CARACTERIZAÇÃO DA ZONA NORTE (Dados atualizados)

1.1 ASPECTOS FÍSICOS

A Lei municipal nº 287, definiu a área correspondente ao

Relacionados