PO17148187800T

3432 palavras 14 páginas
ÁLGEBRA LINEAR: RELAÇÕES ENTRE OS CICLOS BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE NA ENGENHARIA ELÉTRICA

Joelma Iamac Nomura1 e Barbara Lutaif Bianchini2
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo joelma.nomura@terra.com.br , barbara@pucsp.br

1. INTRODUÇÃO

Muitas são as investigações decorridas ao longo dos últimos anos que relatam experiências e necessidades conjuntas de Universidades a respeito de um melhor aproveitamento de disciplinas matemáticas como curso de serviço. Conceitos se formam, metodologias começam a ser investigadas e novas formas de apresentar as disciplinas básicas tornaram-se fatores imprescindíveis na formação de um profissional que deverá responder às mais diversas exigências. Em nosso trabalho, destacaremos algumas obras relacionadas ao tema de nossa investigação, destacando a necessidade de mudança de enfoque na apresentação de uma disciplina matemática do ciclo básico em um curso de Engenharia Elétrica.
Dentre as obras destacadas, evidenciaremos os trabalhos de Cabral e Baldino (2004) e o de Howson et al (1987). Ambos tratam sobre qual matemática a ser ensinada em um curso de serviço e como as relações entre tópicos de disciplinas do ciclo básico e profissional devem ser estabelecidas.
De acordo com Cabral e Baldino (2004), os professores de matemática designados para lecionarem no elenco de disciplinas profissionais de Engenharia, não têm uma visão como as disciplinas matemáticas poderiam ser ministradas, tornando-as cada vez menos úteis. Além disso, reforçam a necessidade de diálogo e maior interação entre os professores de matemática e os de engenharia.
O problema exposto não é recente, nem local; remonta à criação da International Commission of Mathematical Instruction (ICMI) em 1908, que em 1911, trouxe como questão: que matemática deveria ser ensinada para alunos de Física e de Ciências Naturais? Tal estudo elenca três questões sobre o ensino de matemática em um curso de serviço:

Relacionados