Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte

Páginas: 15 (3750 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2013
 Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte
Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte: Levar o aluno a produção poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas por meio de percursos de experimentação reconhecendo a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.
Trabalho com Temas Transversais:
O objetivo dos temastransversais em Arte no ensino médio contribui para a formação humanística do jovem, diante da multiculturalidade, se as situações de aprendizagens forem apreendidas pelos estudantes. Esse fato se dá quando o docente apropria-se da realidade, do cotidiano e da leitura de mundo do discente, e os conecta aos temas da atualidade, estão presentes nos temas transversais: Educação Ambiental, Educação emDireitos Humanos. Vem contribuir na construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionadas com aos alunos possibilitando a formação do jovem cidadão para encarar o mercado de trabalho.

A potencialidade e a singularidade póetica nas liguagens artísticas
A poética é a forma da arte, o esqueleto artístico, é o desígnio de escolha dos elementos da seleçãohipoicônica, através da qual os insights artísticos e potencialidades estéticas serão adaptados e recortados, respectivamente. É ela que fornece as diretrizes que a obra tem para se materializar, se concretizar enquanto trabalho singular e passível de experimentação. Nesse sentido, cabe à poética o papel de codificar o trabalho artístico, ou seja, é a partir da poética que os trabalho de fruição einterpretação se estabelecem na relação de experiência estética.
a singularidade é uma propriedade única de cada obra que só se realiza quando do seu contato experimental (fruição). A poética citada por Plaza (1998) aparece aqui não como tipos possíveis, mas como parte integrante de relação triádica que oferece subsídios para analisarmos os códigos de composição das obras de arte.
As linguagensdas linguagens da arte
É muitíssimo importante que o ser humano desde os primeiros anos de vida tenha contato com desenhos, pinturas, esculturas, músicas, danças, teatro, isto é, com a arte e suas diferentes linguagens. Já na escola, o contato com a arte, além de ser conhecimento, também é fonte de inspiração para a expressão da criança.
Aos poucos, elas vão se familiarizando com as cores, com aslinhas, as formas, o sons, os movimentos, enfim, com os conteúdos das artes plásticas e visuais, música, teatro e dança e, com esse conhecimento, com essa alimentação estética, sonora, visual e interpretativa, as crianças estão aptas realizarem suas criações artísticas.
O importante é que em qualquer linguagem a criança consiga se expressar de forma criativa e própria e, para que isso aconteça,o papel do professor é fundamental.
I - Artes plásticas e visuais – Arte das linhas, das formas e das cores
Modalidades: Desenho, pintura, gravura, escultura, artesanato, cerâmica, tapeçaria, cestaria, colagem, histórias em quadrinhos, fotografia, instalações, arquitetura, imagens por computador, etc. Conteúdos: pontos, linhas, formas, texturas, cores, composição, peso, ritmo, volume, relevo,harmonia, etc.

II – Teatro – Arte da representação
Modalidades: Teatro infantil, juvenil, adulto, tragédia, comédia, teatro de fantoches, teatro de bonecos, mímica, pantomina, circo, cinema, teatro mambembe, televisão (novelas, propagandas, mini-séries, e outros).
Conteúdos: texto teatral, jogos, improvisações, movimentos, gestos, espaços cênicos, época, trilha sonora, maquiagem,adereços e vestimentas.

III – Música – Arte dos sons
Modalidades: música como forma de comunicação, gêneros musicais, voz humana, sons corporais, sons produzidos, sons agradáveis, desagradáveis, poluição sonora, improvisação, interpretação e possibilidades de composição musical.
Conteúdos: Propriedades dos sons (altura, intensidade, duração e timbre). - Elementos da música (melodia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • poeticas pessoais e processos colaborativos na arte
  • Processos Colaborativos em Arte
  • arte poética
  • Arte poetica
  • A arte poética
  • Arte Poética
  • Estética, Poética pessoal, Criatividade
  • Arte poética de horácio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!