Poços artesianos

Páginas: 2 (277 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Poço artesiano

Poço tubular profundo cuja pressão da água é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando a instalação de equipamento na boca to tubo paracontrolar a saída da água.Semelhante ao poço convencional, um poço artesiano é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem anecessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais saisminerais.

Poço semi-artesiano

Poço tubular profundo cuja pressão da água não é suficiente para a sua subida à superfície, necessitando instalação deequipamento no interior do poço para efetuar a bombeamento da água.

Aguas subterrâneas
Em geologia considera-se água subterrânea toda aquela água que ocupa todos osespaços vazios de uma formação geológica, os chamados aquíferos.[1]
Nem toda água que está embaixo da terra é considerada como água subterrânea por haver uma distinção daquelaque ocupa o lençol freático, que é chamada de água de solo e tem maior interesse para a agronomia e botânica.
Um maciço rochoso ou um solo argiloso, pode servir de leitopara as águas subterrâneas, pois permitem que ela se acumule e elimine todos os espaços vazios do solo.
Em geral, as águas subterrâneas são armazenadas ou em rochassedimentares porosas e permeáveis, ou em rochas não-porosas, mas fraturadas. Neste último caso, as fraturas geram um efeito físico similar ao da permeabilidade. Um casomenos frequente é o das rochas calcáreas, nas quais até mesmo a baixa acidez das águas da chuva é capaz de abrir verdadeiros túneis, por onde flui a água subterrânea.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Poço artesiano
  • Poço artesiano
  • Manual do Poço Artesiano
  • Batismo no Poço Artesiano
  • Adequação de Rádio Bomba para Poço Artesiano
  • o poço
  • Poços
  • poços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!