PNV Relat Rio Final

21765 palavras 88 páginas
Resumo Executivo

Este trabalho tem por objetivo estudar a quantidade e o tipo de resíduos sólidos gerados por hipermercados, assim como identificar problemas e propor possíveis soluções com o intuito de reduzir a disposição final desses resíduos.
É de grande importância a realização de tal estudo, pois vivemos, hoje, num período em que a geração e a disposição final de resíduos sólidos são problemas cada vez mais relevantes, visto que com uma população crescente, tais resíduos só tendem a crescer e estes teriam que ser depositados no mesmo planeta, única variável do problema que não está tendo seu tamanho alterado. Sendo assim, é preciso criar ideias, e utilizar outras já existentes para solucionar tal problema, adotando ações que visem reduzir a quantidade de resíduos sólidos gerada e se gerados, reduzir a quantidade destes que são depositados na natureza.
Para um estudo mais detalhado do assunto, primeiramente o projeto foi dividido em quatro subprojetos, que consistem em quatro tipos de resíduos sólidos gerados em hipermercados, escolhidos pela sua relevância, levando em conta a quantidade bruta produzida e também a sua periculosidade. São eles:
- Resíduos de origem vegetal;
- Resíduos de origem animal;
- Embalagens em geral;
- Resíduos que necessitam de descarte especial (pilhas, baterias...);
O desenvolvimento do trabalho teve início com pesquisas bibliográficas (levantamento impresso e eletrônico de textos publicados sobre o tema) e de campo (coleta in loci). Textos acadêmicos, adquiridos para consulta nas bibliotecas da Escola Politécnica da USP, textos eletrônicos de diversos sites que tratam do assunto, além de dados resultantes de visitas a alguns hipermercados como o Extra Ribeirão Preto, o Carrefour São José dos Campos, o Carrefour Villa lobos (São Paulo), foram utilizados pela sala para discussão e decisão sobre os subprojetos, além de deixar clara a importância do tema proposto.
Com os subprojetos definidos e divididos, cada grupo pôde focar

Relacionados

  • MAUSS M
    10507 palavras | 43 páginas