Pneumonia

Páginas: 17 (4121 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
 PNEUMONIA
Introdução
Albert Frankel foi um grande cientista na descoberta de um dos vírus da pneumonia, no caso o pneumococo.
A pneumonia constitui uma das principais doenças de mortalidade em crianças com idade inferior a cinco anos. A incidência dessa patologia é de cinco a dez vezes maiores nos países em desenvolvimento.
Dia 12 de novembro é o diamundial contra a pneumonia. Este dia foi criado para conscientizar a população sobre medidas de prevenção e controle da doença, pois a pneumonia mata um individuo a cada 20 segundos em todo o território mundial.
O que é pneumonia?
Pneumonia é uma infecção ou inflamação nos pulmões, afeta especialmente os tecidos pulmonares e alvéolos (o alvéolo que deveria estar cheio de ar, fica cheio de secreçõespurulentas, impedindo o seu funcionamento).
Geralmente, a pneumonia ocorre devido à inalação de microrganismos presentes na cavidade oral para o interior dos pulmões. Em alguns casos, a infecção é levada aos pulmões através da circulação sanguínea ou chega aos pulmões diretamente, a partir de uma infecção próxima.
Ela pode ser causada por vários microrganismos diferentes, incluindo vírus,bactérias, parasitas ou fungos. Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.  Cada pneumonia tem um tipo diferente de se manifestar no indivíduo,dependendo do microrganismo causador .É difícil determinar com precisão o agente causador duma pneumonia. Pode haver várias causas, incluindo infecção por bactérias, vírus, fungos ou parasitas.
A pneumonia também pode desenvolver-se através de irritações química ou física nos pulmões, tal como uso exagerado de álcool e cigarro. Doenças, como câncer no pulmão podem ocasionar pneumonia. A Pneumoniatambém pode ter causa desconhecida, porém o mais comum é que ela seja provocada por invasão de microrganismos, geralmente vírus ou bactéria através do aparelho respiratório- brônquios, bronquíolos e alvéolos.
Diferente do vírus da gripe, que é uma doença altamente infectante, os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser transmitidos. Em sua grande maioria as pneumonias não são transmitidasde pessoa para pessoa. Somente em casos raros como na psitacose (pneumonia causada por uma bactéria encontrada em pássaros como o papagaio e o periquito), os indivíduos infectados podem transmitir a bactéria através de gotículas expelidas com a tosse para outras pessoas.
A pneumonia atinge pessoas de todas as idades sendo mais perigosa em crianças, pois ainda estão com seu sistema imunológico emdesenvolvimento; e podendo ser fatal em idosos, pois este está mais suscetível a doenças, por conta do envelhecimento fisiológico do sistema respiratório e imunológico. Pessoas sedentárias, que ingerem muita bebida alcoólica, fazem o uso frequente de tabaco e drogas, estão suscetíveis a adquirir facilmente essa doença.
Normalmente, a doença se desenvolve quando, por algum motivo, há uma falhanos mecanismos de defesa do organismo.



Nesta imagem pode-se observar uma anormalidade de um dos pulmões. Há uma pequena vermelhidão no lobo inferior direito, que é resultante da patologia.


Imagens de radiografias reais mostram como deve ser um pulmão sadio e como fica um pulmão com pneumonia.



Neste caso, os alvéolos contêm pus e muco que impede o seu funcionamento, resultandonessa cor esbranquiçada.
Não é correto usar o termo “pegar pneumonia”. Algumas pessoas têm mais facilidade para ser ”infectado pela pneumonia”, como por exemplo, crianças, idosos, pessoas que fumam e doenças que tiram a imunidade do corpo (HIV, câncer).
As pneumonias causadas por bactérias raramente são contagiosas, porém as pneumonias causadas por vírus, como a Micoplasma ou Legionella podem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • PNEUMONIA
  • Pneumonia
  • Pneumonia
  • Pneumonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!