Pneumática

Páginas: 7 (1516 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Índice:


Título 2
Objetivo 2
Resumo 2
Introdução 2
Desenvolvimento 9
Resultados............................................................................................................................6
Conclusão 10
Referências Bibliográficas 11

Relatório 1 – PRODUÇÃO DE AR COMPRIMIDO

1) TÍTULO

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

2) OBJETIVOS

Informarcaracterísticas sobre os sistemas pneumáticos e hidráulicos e suas vantagens e desvantagens. Informar também sobre onde podemos aplicá-los e as características dos seus respectivos sistemas.

3) RESUMO

Este relatório informa o estudo de todas as características dos sistemas pneumáticos e hidráulicos pertinentes a sua aplicação, sua montagem e os benefícios o qual pode trazer. Também se foi levado emconsideração as limitações e necessidades para sua aplicação e os ambientes em que podem ser utilizados.

4) INTRODUÇÃO

O ar comprimido adquiriu importância em aplicações industriais, somente na segunda metade do século XIX. No entanto, sua utilização é anterior à Da Vinci que, em seus inúmeros inventos, utilizou a energia do ar comprimido.

Na fundição da prata, do ferro, do chumbo edo estanho, são encontradas referências do ar comprimido datadas no Velho Testamento. A história conta que, há mais de 2.000 anos, técnicos da época construíram máquinas pneumáticas, utilizando para tal fim, um cilindro de madeira dotado de um êmbolo. Já o vento era aproveitado pelos antigos, utilizando sua força gerada pela dilatação do ar aquecido.

Em Alexandria, centro cultural do mundohelênico, foram construídas as primeiras máquinas, no III século A C.

Neste período, Ctesibios fundou a Escola de Mecânicos em Alexandria, tornando-se o precursor da técnica para comprimir o ar. Na mesma época, um grego chamado Hero, escreveu um artigo de dois volumes sobre as aplicações do ar comprimido e do vácuo.

Tais inventos, por falta de recursos e de materiais adequados, não foramamplamente utilizados. Suas técnicas eram depreciadas, a não ser que estivesse à serviço dos reis e do exército, para aprimoramento de armas de guerra.

“O ar comprimido pode ser definido como o ar atmosférico compactado (comprimido) por meios mecânicos, confinado em um reservatório, a uma determinada pressão.”
A partir da explanação supracitada, compreende-se a importância desta alternativaindustrial para a obtenção da transmissão de energia e sua rentabilidade, bem como a análise funcional dos compressores (dispositivos responsáveis pela produção industrial de ar comprimido nos dias de hoje).
Atualmente, o mercado de trabalho vem exigindo uma maior demanda de produtos fabricados com um custo mais baixo. Para isso, é preciso ter uma linha de produção que seja rápida, deconfiança e que tenha uma manutenção baixa e mais recentemente uma produção que não agrida o meio ambiente.
Por esse motivo, foi desenvolvido o sistema de ar comprimido. É um sistema que tem um custo menor em comparação ao sistema hidráulico que exige um maquinário mais pesado, caro e robusto, ou seja só a produção dos equipamentos que irão formar o sistema hidráulico já é caro.
Porém osistema de ar comprimido é limitado ao tamanho e característica do processo. Certos processos que demandam forças ou pressões altas como encontrados nas indústrias de forja e estamparia já necessitam de um sistema hidráulico pois, o custo do sistema de ar comprimido seria muito alto.






5) DESENVOLVIMENTO

➢ Características no uso do ar comprimido

O ar comprimido éfundamental para produção industrial e nos mais diferentes ramos. O mesmo se destaca como principal elemento ou recurso alternativo que pode ser empregado de uma forma simples e rentável para a resolução de problemas de automação, pois seu desempenho é muito versátil e sua instalação é fácil e de simples manutenção.
A produção de ar comprimido depende do funcionamento dos compressores, cuja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pneumatica
  • Pneumatica
  • Pneumática
  • pneumatica
  • Pneumatica
  • PNEUMATICA
  • pneumatica
  • Pneumatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!