Pneumática industrial

Páginas: 5 (1167 palavras) Publicado: 12 de março de 2012
1 INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir, serão abordados alguns temas principais sobre Fabricação Mecânica na área de Fundição por Centrifugação, na qual será feito um esboço dos principais tópicos de extrema importância para o conhecimento desse tipo de fundição.
A transformação dos metais e suas ligas em peças de uso industrial têm como ponto de partida o metal líquido ou fundido, no processode Fundição por Centrifugação o metal líquido é vazado num molde dotado de movimento de rotação, de modo que a força centrífuga origina uma pressão que força o metal a ir de encontro às paredes do molde, onde solidifica.


















2 CONCEITO

O processo de Fundição por Centrifugação consiste em vazar o material na fase liquida nointerior do molde, este que é dotado por movimento de rotação. Com a rotação o material empurrado pela força centrifuga é empurrado para as laterais do molde onde ocorre sua solidificação, na maior parte das aplicações encontram-se peças ocas. Este processo se assemelha a todos os outros processos de fundição, mas com alguns aspectos que trazem algumas particularidades (UNIP, 2011).

3.1Desenho Esquemático de uma Máquina de Centrifugar Tubos


Sistema de pintura da coquilha, (B) Refrigeração, (C) Funil de vazamento, (D) Roletes de apoio e rotação, (E) Coquilha, (F) Base de concreto.
A maquina é dotada do molde apoiado na parte de cima e de baixo por roletes ligado a um motor para que haja a rotação do molde e por um sistema de refrigeração da peça pronta. O processo trás aofundido melhor arranjo da microestrutura pela rápida solidificação, é também um processo que reduz os custos de fabricação e simplifica o mesmo (UNIP,2011).
3.2 Características desse processo:

* Molde metálico cilíndrico montado em roletes;
* Camisa de água;
* Alimentação através de calha e panela de fundição;
* Sistema horizontal ou vertical.

3 NORMAS PARA AFUNDIÇÃO POR CENTRIFUGAÇÃO
3.1 Temperatura de Processamento

A temperatura de trabalho deve ser sempre acima do ponto de fusão do material a ser conformado para que haja melhor acomodação do material às paredes do molde. Exemplos: a liga de cobre pode ser vazada à temperatura de 1090°C podendo variar de 1010 a 1200°C, deve-se lembrar de que a cada 0,1% de fósforo adicionado na liga a temperatura reduzcerca de 60°C (UNIP,2011).

3.2 Derramamento do Metal

A introdução do material no molde pode ser realizada por uma ou pelas duas entradas ou ainda por um canal de espessura variável. A velocidade de derramamento do material varia de acordo com o material utilizado e o tamanho da peça a ser produzida (UNIP,2011).

3.3 Velocidade de Rotação de Moldação

A velocidade de rotação do molde temgrande influência no resultado da peça fundida, se for feita a uma velocidade adequada, haverá uma rápida solidificação com um mínimo de vibrações. Usando uma velocidade inferior à ideal, ocorrerá escorregamento e conseqüentemente uma má qualidade da superfície do fundido. Da mesma forma, se for usada velocidade superior aparecerão defeitos na peça final. Considera-se que a força centrífuga idealsitua-se entre 75 e 120G. Uma vez que esta força é função do diâmetro da moldação, também a velocidade de rotação deve ser calculada em função deste parâmetro (UNIP,2011).

3.4 Temperatura de Vazamento da Liga

As ligas metálicas sujeitas ao processo de fundição por centrifugação são submetidas a altas temperaturas, dependendo do tipo de material a ser utilizado (UNIP,2011).

3.5 MateriaisUtilizados

Praticamente qualquer liga metálica que possa ser fundida em processos estáticos pode também ser processada por centrifugação. As exceções compreendem as ligas cujos elementos constituintes apresentem diferenças significativas de densidade entre si, pois neste caso ocorre uma separação desses elementos sendo os mais densos depositados nas zonas do fundido de maior diâmetro. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pneumatica
  • Pneumatica
  • Pneumatica
  • Pneumática
  • pneumatica
  • Pneumatica
  • PNEUMATICA
  • pneumatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!